sexta-feira, 15 de junho de 2018

Banda de Charqueada é atração na manhã deste sábado na Praça da Matriz

A Corporação Musical União Charqueadense já foi agraciada com inúmeras premiações no Estado de São Paulo.


O projeto Música na Praça apresentará neste sábado (16/06), às 11h, no coreto da Praça da Matriz, a Corporação Musical União Charqueadense, sob a regência de Marcio Antônio da Silva. O programa tem apoio cultural da COOP - Cooperativa de Consumo.

A Corporação é uma associação filantrópica, sem fins lucrativos, que visa, além de formar músicos, proporcionar momentos de lazer e desenvolver hábitos de disciplina, responsabilidade, respeito e amizade.

A história da Corporação teve início em 1980 na EEPSG Prof. Benedito Dutra Teixeira, com a iniciativa da professora de Educação Artística, Benedicta Morato Gomes, por meio de aulas de iniciação musical. A escola mantinha uma fanfarra, mas o professor responsável sofreu um acidente que o fez sair da direção e, para que os alunos da percussão que compunham a fanfarra não ficassem sem a atividade artística, eles se uniram aos alunos de flauta doce e, com o passar dos anos, foram incorporados outros instrumentos de sopro. Em 1985 formou-se um pequeno agrupamento que, desde então, só foi aumentando, com apresentações em desfiles, procissões, festas religiosas, comemorações escolares e campeonatos, não só em Charqueada, mas em toda região.

Devido à expansão, atualmente a Corporação é formada por três grupos: Banda Sênior, Banda Infanto-Juvenil e Grupo de Flauta Doce. A banda já participou de dois Campeonatos de Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo, sendo agraciada com inúmeras premiações e, também, registrou presença no 42º Festival Zequinha de Abreu, participou do programa Ação, da Rede Globo de Televisão, foi agraciada em duas edições por meio do projeto Vamos pra Banda, do PAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria do Estado e marcou presença no programa Coreto Paulista, do Conservatório de Tatuí, por dois anos consecutivos.

A Corporação Musical União Charqueadense já se apresentou em Sabará/MG e Brasília/DF, além de excursionar por diversas cidades do Estado de São Paulo, empenha-se em cumprir sua função, que é ensinar música a todas as crianças e jovens do município e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário