quarta-feira, 27 de junho de 2018

Banco de Sangue de Tatuí foi reaberto

Banco de Sangue conta agora com parceria do Hemocentro de Botucatu
BANCO DE SANGUE DE TATUÍ É REABERTO COM PARCERIA COM  O HEMOCENTRO DE BOTUCATU
Foi reaberto no sábado (23/06), o Banco de Sangue Fortunato Minghini, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. Para que fosse possível sua reabertura, foi formulada uma parceria inédita com o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), que dará todo o suporte técnico para o trabalho do Banco de Sangue. A parceria é uma ação inédita para os dois hospitais, de Tatuí e de Botucatu.

A unidade reabriu suas portas ao público na segunda-feira (25/06), com o recadastramento de seus doadores. Já nas primeiras horas, 10 pessoas realizaram o recadastro. Está sendo organizada uma agenda de doação, por tipo sanguíneo, para otimizar os trabalhos. A doação de sangue será retomada a partir de 2 de julho, segunda-feira.

O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta, das 7h às 9h, para as coletas de sangue. Reaberto, terá capacidade de produzir a partir de 250 bolsas de sangue por mês, que atenderá, em um primeiro momento, a Santa Casa de Tatuí, pronto-socorro local e o Hospital da Unimed. A produção excedente irá para o Hospital das Clínicas de Botucatu, como contrapartida, acertada no termo de cooperação.

A unidade está fechada para doação de sangue desde 2015 e desde então funciona apenas como uma agência transfusional.

Os profissionais que trabalham no Banco de Sangue foram capacitados em Botucatu (enfermeiros, técnicos de enfermagem, biomédicos etc), novos equipamentos comprados (com auxílio do Lions Clube Internacional, investimento de algo em torno de R$ 195 mil) e consertados (os mais antigos, ainda em bom estado) e o prédio recebeu adequações (a pintura foi realizada pela ONG Força para Viver).

Na reabertura do Banco de Sangue, estavam presentes, além da prefeita Maria José Vieira de Camargo; secretários e vereadores; o médico Thiago Eugênio Gouveia Herbst (diretor técnico do Hemocentro, da Unesp/Botucatu); o presidente da Câmara, Luis Donizetti Vaz Júnior; o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Eric Proost; o presidente do Lions Clube de Tatuí, Izualdo Mauro De Marchi e a past governadora do Distrito LC-2 DO Lions Clube, Maria Luiza da Cunha Marques, entre outros.

O Banco de Sangue foi inaugurado em 1955, através de uma iniciativa do Lions Clube de Tatuí. Leva o nome de um dos fundadores do clube de serviço. Em 2005, com apoio do Lions Clube Internacional, voluntários e do comércio local, ganhou uma sede própria, prédio que leva o nome de “Marcel E. L. Proost”, ex-presidente do Lions Clube de Tatuí e idealizador da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário