quinta-feira, 27 de julho de 2017

Semana de Paulo Setúbal começa com a exposição Salvaguardando a Memória do Escritor

A “Semana Paulo Setúbal” em 2017 será comemorada de 1 a 9 de agosto.


Da Redação

No primeiro dia do mês de agosto, terça-feira, às 19h, no Museu Histórico Paulo Setúbal, a Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realiza a abertura da 75ª Semana Paulo Setúbal (1943-2017) com a exposição histórico-pedagógica “Paulo Setúbal - 1937/2017 - 80 Anos Salvaguardando a Memória do Escritor Tatuiano”. 

O objetivo desta exposição é mostrar a valorização e o árduo trabalho realizado por inúmeros tatuianos e personalidades da literatura nacional, que transformaram Paulo Setúbal, imortalizado pela Academia Brasileira de Letras, no escritor de suma importância para as letras brasileiras. “O empenho dos tatuianos em valorizar a memória de Paulo Setúbal foi durante anos e anos de grande importância, pois em 2017 o escritor completa 80 anos de seu falecimento e sua memória continua viva, nas letras e no solo tatuiano”, destaca o diretor do Departamento de Cultura, Rogério Vianna.

Na noite de abertura da exposição, a Cia. Exodus Art's de Teatro, sob a coordenação de Claudio Teles, apresenta o espetáculo “Eu Confesso”, escrito por Beatriz Prado, com direção coletiva. A apresentação cênica sobre a vida e obra do escritor tatuiano será apresentada por Beatriz Prado, Carol Crepaldi, Claudio Teles, Douglas Anhaya, Jéssica México e Tamires Carvalho. 

Um pouco de história - O evento marcará o início das comemorações dos 191 anos do município. Foi em 11 de agosto de 1826, segundo o historiador Laurindo Dias Minhoto, que deu-se início à divisão de terras através de Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão. Com a demarcação do rocio, ocorreu então o arruamento da Rua 11 de Agosto (antiga rua General Carneiro).

Outras atividades culturais e esportivas - A Prefeitura de Tatuí programou várias atividades culturais para o mês de agosto, dentro das comemorações do aniversário do município e “Semana Paulo Setúbal”. Também com início no dia 1, até o dia 10, haverá uma gama de ações, nas diversas unidades escolares de Tatuí, que visam salvaguardar a memória de Paulo Setúbal e do município, focando em ilustrações o que o aluno guarda consigo da memória da cidade. Os alunos utilizaram a sugestão de texto do capítulo V, da obra “Confiteor”, que foi pautada no Concurso Paulo Setúbal de 2017: “Tatuí... Guardo no coração, guardei sempre na minha saudade, a recordação amorável da minha boa terra natal...”.

No dia 2, a Biblioteca Municipal Brigadeiro Jordão, realizará, às 19h, um encontro de professores para a oficina virtual do Programa Viagem Literária - Módulo Escrita Criativa. No mesmo dia, o Teatro Procópio Ferreira recebe o pianista paulistano João Leopoldo, que lançará seu novo trabalho “Oi, tudo bem?”, com participação especial do trombonista Bocato. Os ingressos podem ser trocados por 1 kg de alimento não perecível em prol ao Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT). E, às 20h, no CEU das Artes, terá o espetáculo teatral “A Presença da Ausência”, do Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia”, com coordenação de Pedro Couto, direção de Rivaldo Nogueira e, no elenco, Andrea Liette.

A cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso Paulo Setúbal e o lançamento do Tabloide 2017, acontecerão no dia 3, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira. Serão divulgados os vencedores do concurso de abrangência municipal, o 16º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais, e o de abrangência nacional, o 15º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias. A entrada será gratuita e a cerimônia contará com a participação do Quinteto de Cordas e Piano Bravo, coordenado por Eduardo Augusto, que apresentará um repertório de “Clássicos Populares”, além de música popular, com trilhas de filmes, pops nacionais e internacionais, entre outras. E, entre uma premiação e outra, Paulo Santiago e Juliano Coração divertirão a plateia com o Stand Up Comedy sobre Literatura. Às 20h, no CEU das Artes, terá a estreia do espetáculo teatral “A Magia de Deus”, da Trupe Teatral Garagem e Cia, com coordenação de Paulinha Flash e entrada franca.

No dia 4 de agosto, a partir das 11h, a Praça da Matriz receberá a tradicional “Feira de Artesanato Capital da Música”, que seguirá até o dia 8. Às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, acontecerá um espetáculo de dança com a Cia Rit's e a Cia de Dança Rayssa Francesconi, apoiados pelo Projeto de Qualificação em Dança, do Programa de Qualificação em Artes, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura). Os ingressos deverão ser retirados antecipadamente e trocados por 1 Kg de alimento não perecível em prol ao Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT). No mesmo dia, o CEU das Artes apresentará, às 20h, o espetáculo teatral “Devaneios Poéticos em Cenas de Agreste”, com direção de Rose Tureck e classificação de 16 anos.

No sábado, dia 5, às 10h, no Motódromo Municipal “Altair Passarani Filho”, acontecerá um treino do Campeonato Paulista de Motocross. Na Praça da Matriz, às 11h, terá o Projeto Música na Praça, com a apresentação da Orquestra de Cordas da Elidamaris Cortez. Mais tarde, às 13h, no CEU das Artes, o Instinto Urbano Crew promoverá o workshop “Breaking Evolução”. Às 14h, no Centro Cultural, o Projeto Incubadora de Grupos Artísticos - Formação e Qualificação de Coletivos Artísticos, coordenado pelo grupo Os Geraldos, fomentará um Encontro de Projetos. A literatura terá o seu foco às 16h, na Biblioteca Municipal, com o encontro do Clube do Livro, com formato também virtual, de “Quarenta Dias", da escritora Maria Valéria Rezende, obra ganhadora do Prêmio Jabuti - 2015, na categoria romance. Dois grupos de teatro finalizam a programação de sábado: às 20h, no CEU das Artes, “A Magia de Deus”, com a Trupe Teatral Garagem e Cia; no mesmo horário, no Museu Paulo Setúbal, a Cia Ímpares apresenta “Mac(H)os”, com pesquisa, direção, concepção e dramaturgia de André Kaires.

No dia 6, às 10h, acontecerá o Campeonato Paulista de Motocross, no Motódromo Municipal “Altair Passarani Filho”. Na parte da tarde será a vez de apreciar a sétima arte: às 14h, no Museu Paulo Setúbal, terá a exibição do curta-metragem “Naiá e Lua”, e do longa-metragem “Coração do Brasil”, ambos com classificação livre.

A 75ª Semana Paulo Setúbal se funde com a semana do aniversário de Tatuí e, no dia 7, às 19h, no Centro Cultural, a Secretaria de Educação promoverá a abertura da exposição “Abrace Tatuí na Escola”, que segue até o dia 10, apresentando os trabalhos realizados pelos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Na terça-feira, dia 8, às 9h, a cooperação entre o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” e a Prefeitura de Tatuí, permitirá o retorno do projeto “Pensando na Criança” que terá sua aula inaugural na EMEF “Prof. José Tomás Borges”. No Núcleo de Educação Básica Municipal, o Nebam “Ayrton Senna da Silva”, às 9h e às 14h, haverá a apresentação de um jogral sobre a obra de Paulo Setúbal, intitulado “Alma Cabocla”. A escola do SESI promoverá, às 10h30, uma palestra com o jornalista e historiador Christian Pereira de Camargo, que apresentará o legado historiográfico de Renato Pereira de Camargo. À noite será dedicada ao lançamento do livro “Golpe Baixo”, do jornalista Ivan Camargo, às 20h, no Museu Histórico Paulo Setúbal, que terá apresentação musical e esquetes teatrais sobre o livro, coordenado por Tamires Carvalho.

Dia 9, às 9h e às 14h, o Núcleo de Educação Básica Municipal, o Nebam “Ayrton Senna da Silva”, realizará uma gama de atividades culturais com o tema “História de Tatuí: brasão” e “Projeto Abrace Tatuí”. E, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, às 19h, o Programa Viagem Literária promoverá um bate-papo com o escritor do módulo adulto, Evandro Affonso Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário