sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí encerra temporada em dezembro

Concerto gratuito acontece na quarta-feira, dia 7, às 18h, no Auditório da Unidade II



A Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí realiza concerto de encerramento de temporada pedagógica no próximo dia 7 de dezembro, quarta-feira. A apresentação acontece a partir das 18h, com entrada franca, no auditório da Unidade II, à rua São Bento, 808. O concerto terá regência de Carlos Henrique Blassioli, Dario Sotelo, Henrique Machado e Moisés Nesi.
O repertório inclui obras de Francesco Duarte (Concerto Nº 5 para Orquestra de Cordas, em três movimentos), Ernest Mahle (Suíte Para Orquestra de Cordas- Viajando pelo Brasil, em seis movimentos) e Gustav Holst (St. Paul’s Suite For String Orchestra, em quatro movimentos).
Para este concerto, a orquestra estará formada por nove violinistas, cinco violistas, dois violoncelistas e três contrabaixistas, todos alunos da área de cordas sinfônicas que estudam do 7º ao 10º semestre de seus respectivos cursos.
Sendo um grupo pedagógico, sua finalidade é preparar o aluno para ser um profissional completo, desenvolvendo habilidades técnicas individuais em seus instrumentos (afinação, articulação, leitura, golpes de arco, dinâmicas, timbres, vibrato), habilidades de conjunto (combinar arcadas e dedilhados, resolver trechos, leitura à primeira vista, respeito à hierarquia, comprometimento, responsabilidade, postura profissional) e habilidades artísticas (compreensão da obra, expressividade, musicalidade).
O grupo tem como coordenador Dario Sotelo que, com ampla experiência como músico, professor, maestro e coordenador da área de cordas, desenvolve processos interativos e prazerosos de aprendizagem em seus ensaios, combinando formação primorosa desses futuros profissionais a um ambiente prazeroso e de grande satisfação. Dessa forma, o aluno conta com técnicas de aquecimento em grupo (escalas diversas combinadas a diferentes arcadas) e alongamento (exercícios com o pescoço, ombros, braços e mãos para evitar futuras lesões e construir a postura corporal ideal do músico).
O repertório é amplamente diversificado, indo das obras barrocas indispensáveis para o desenvolvimento das cordas e chegando a obras contemporâneas de escrita não tão praticadas. O repertório também é composto de obras de compositores brasileiros renomados, que trazem a riqueza da música e cultura de nosso país.
A orquestra conta com um sistema de funcionamento dinâmico. Além do regente, tem a constante presença de um estagiário em regência, que dá apoio ao regente e aos alunos na organização do grupo além de fazer eventuais ensaios. Junto a isso, existe um sistema de comunicação estabelecido via e-mail entre os regentes e os músicos, pelo qual os alunos podem tirar suas dúvidas e receber as informações sobre ensaios, concertos, repertório e testes internos. A Orquestra Juvenil faz, em todo início de semestre, um teste de estante, tal qual os grupos profissionais, para definir quem será chefe de naipe e a ordem das estantes. Além disso, promove audições internas para a escolha de solistas, dando ao aluno a oportunidade de fazer solo frente à orquestra.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí
Quando: 7 de dezembro, quarta-feira, 18h00
Local: Auditório da Unidade II – Rua São Bento, 808
Informações: (15) 3205-8444 ou www.conservatoriodetatui.org.brGrátis!
Foto para divulgação: https://www.dropbox.com/s/49wfru8o2zaf2qj/juvenil1.jpg?dl=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário