domingo, 23 de outubro de 2016

Seminário de Gerontologia inicia nesta segunda-feira no Nebam Ayrton Senna

Evento é aberto ao público e tem entrada gratuita


A saúde é o foco da quarta edição do Seminário de Gerontologia, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Tatuí. O evento, com entrada gratuita, inicia-se nesta segunda-feira, 22, às 08h30. no Auditório Jornalista Maurício Loureiro Gama, do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) Ayrton Senna da Silva. Nos quatro dias, o público receberá informações repassadas por profissionais. Também terá a oportunidade de trocar conhecimentos em seis conferências.

Elas estão programadas para o período da manhã. Para participar, é preciso fazer a inscrição no dia do evento. O seminário tem sequência nos dias 25, 26 e 27, terça, quarta e quinta, respectivamente. Conforme a organização, no quarto ano, o seminário abordará temas ligados à saúde. O evento é realizado em comemoração ao “mês dos idosos” e aberto a profissionais, cuidadores e familiares. Ele recebe apoio da ABG (Associação Brasileira de Gerontologia) e é coordenado pela gerontóloga Paola de Campos. “A proposta é trazer mais informação, conhecimento e novidades ao público idoso no mês dos idosos, através de palestras interativas. É uma semana de pausa para reflexão sobre os assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida na velhice e no processo do envelhecimento humano”, disse Paola.

Nos quatro dias, as atividades serão realizadas entre as 8h30 e 11h. Nesta segunda, a programação será iniciada com a palestra “Deu Branco? Como Manter a Memória Saudável?”, a cargo de Thaís Bento Lima. A palestrante é bacharel em gerontologia pela USP (Universidade de São Paulo), mestre e doutoranda em neurologia pela Faculdade de Medicina da mesma instituição. Thaís também é neurocientista, formada pela Faculdade de Medicina do ABC. Atualmente, trabalha como coordenadora do grupo de apoio Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer), da unidade Santa Cruz, em São Paulo.

Ainda na segunda, às 10h, Tiago Nascimento Ordonez falará sobre “Envelhecimento Ativo e Educação na Terceira Idade”. O palestrante é bacharel em gerontologia pela USP. Ele trabalha como gestor do setor de políticas gerontológicas de São Caetano do Sul e ocupa o cargo de presidente da ABG.

Na terça, o dia de trabalhos começa às 8h30, quando Eder de Luca abordará o tema “Dinâmicas Musicais e a Importância do Canto para a Qualidade de Vida dos Idosos”. Luca é licenciado em música pela Unimes (Universidade Metropolitana de Santos). Coordenador de espaço da arte e cultura, ele também é cantor, compositor, radialista e professor de canto e coral, lecionando para crianças e idosos.

A fonoaudióloga Vanessa Costa Rugê abordará a “Voz e suas Mudanças no Processo de Envelhecimento”, em conferência programada para às 10h. Vanessa é formada pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), professora e coordenadora da Faceti (Faculdade Cenecista da Terceira Idade de Capivari).

O seminário tem sequência com a palestra “Aparência no Processo de Envelhecimento e seus Significados: Saúde e Qualidade de Vida na Velhice”, a ser ministrada às 8h30 de quarta. O assunto será abordado por Aparecida Costa da Silva.

Ela é graduada em gerontologia pela USP e membro do grupo de pesquisa Eapis (Envelhecimento, Aparência, Imagens e Significados na Velhice), da mesma instituição. A profissional também acumula funções de instrutora de dança sênior, faz oficinas de memória para idosos e é auxiliar de profissões da ABG.

A última palestra será realizada na quinta: “Orientações Sobre os Direitos dos Idosos em Saúde”, a cargo do advogado Elton Euclides Fernandes, especialista em ações contra planos de saúde e o SUS (Sistema Único de Saúde).

Os participantes receberão certificado. Mais informações pelo e-mail: paoladecampos@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário