quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Problema com UTV tira Edu Piano e Solon Mendes do Rally dos Sertões

Incidente com o veículo durante a terceira etapa impediu a dupla de continuar na prova. Esta é a primeira vez que os hexacampeões se despedem antes de a competição terminar

7 de setembro de 2016 - Os hexacampeões nos caminhões, Edu Piano, 47, e Solon Mendes, 52 (#232), da equipe Território Motorsport UTV Team, encararam um novo desafio na 24ª edição do Rally dos Sertões e estrearam na categoria UTV/Pro. Esta é a 21ª participação de Piano e a 19ª de Mendes na competição. E a primeira vez que deixam a prova antes de seu término. A dupla se despede após a terceira etapa (terça, 6), a mais longa da edição, com 643 quilômetros, sendo 376 de trechos cronometrados, um percurso repleto de desafios.

"Não tivemos como continuar no rali, o veículo sofreu uma pane elétrica", diz Piano. Segundo o piloto, tudo ia bem até o escapamento quebrar e o carro a perder força. "A uma velocidade máxima de 90 km/hora, viemos nos arrastando até o escapamento quebrar de vez e começou a esquentar e o calor a derreter os fios até dar a pane, faltando apenas 40 quilômetros para o final", conta o piloto de Tatuí.

Apesar dos incidentes, Piano que também é preparador de carros de competição, acredita que as informações colhidas durante a prova foram válidas para conhecer os limites do veículo. "No primeiro dia, o para-brisa não funcionou e fez um redemoinho de poeira dentro do carro, mas completamos o percurso em nono. No segundo dia, estávamos indo bem, mas levamos uma fechada e batemos em um barranco e a suspensão quebrou. Consertamos e fomos para a terceira etapa. Mas, agora, após este problema elétrico temos de nos despedir", resume Piano sobre a participação na competição de 2016. 

Para o piloto, que tem uma trajetória no rali com caminhões e carros, foi muito bom o aprendizado. "A suspensão é fantástica. Conseguimos nos adaptar bem rápido, mas ainda temos muito a aprender com o carro. Em alguns trechos, viemos bem, em um ritmo acima dos concorrentes. Agora é partir para o ano que vem, com mais experiência neste tipo de veículo e que venha o Sertões 2017", completa.

Para Mendes, o cearense com mais títulos no Rally dos Sertões, com uma trajetória de 32 anos de off-road, o UTV também foi uma surpresa agradável: "se me perguntassem hoje se eu queria andar estes três dias de carro, caminhão ou UTV, diria que preferia UTV. Valeu muito a experiência. Estou feliz". "Existe um tempo para tudo, até para parar. O sonho foi somente adiado", finaliza o navegador.

A dupla elogiou o roteiro deste ano. "A edição está fantástica. Agora realmente voltou a ser o verdadeiro Rally dos Sertões, prova técnica, trechos duros e difíceis", diz Piano, que acumula, além dos seis títulos nos pesados, um na Geral dos Carros (2005), quando foi o primeiro piloto com origem nos jipes a vencer no Rally dos Sertões. 

Piano e Mendes não foram os únicos a abandonar a prova. Considerado o segundo maior rali do mundo (perde apenas para o Rally Paris-Dakar), o Rally dos Sertões termina neste sábado, 10 de setembro, em Palmas (TO), quando será completado o roteiro de 3.143 quilômetros.

Sobre a equipe - Com sede em Tatuí, interior paulista, a Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no grid do Rally dos Sertões. É chefiada por Edu Piano, que além de piloto é um experiente preparador de carros de competição. Durante 12 temporadas (até 2014), a equipe representou o time oficial da Ford Caminhões (Ford Racing Trucks/Território Motorsport) na competição. E também entre 2011 e 2014, foi a equipe oficial da Troller (Troller Racing/Território Motorsport), que sagrou-se bicampeã da prova na Production T2 na edição do ano passado. A partir deste ano, Piano passou a desenvolver e preparar UTVs. Mais informações no site www.territoriomotorsport.com.br ou facebook: Território Motorsport. A equipe Território Motorsport UTV Rally Team conta com apoio da Garrett.

Nenhum comentário:

Postar um comentário