segunda-feira, 19 de setembro de 2016

‘Maratona’ de artes cênicas prevê 50 apresentações gratuitas no Conservatório de Tatuí até dezembro

Oficinas, ensaios abertos e espetáculos de teatro são abertos ao público no teatro Procópio Ferreira e Setor de Artes Cênicas


O setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí promove uma maratona de oficinas, ensaios abertos e apresentações de espetáculos de teatro até o final deste ano. São, ao todo, 50 atividades, todas gratuitas, a serem realizadas no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415) e no próprio setor de cênicas (rua 15 de Novembro, 63/65). A coordenação é de Fernanda Mendes.

As ações do mês de outubro iniciam-se na quarta-feira, 5, com apresentação do espetáculo “(In)Cômodo” pelos alunos do curso de aperfeiçoamento , com provocação de João Fabbro. O espetáculo se passa nos diferentes cômodos do prédio (inclusive no banheiro) e é restrito a dez pessoas por sessão, com agendamento prévio. “São questões, inquietações, (in)cômodos nossos (talvez de todos nós). Não os teremos enquanto público, daquele que vai ao teatro e senta em poltronas macias para um deleite passivo da obra. Nosos convidados são visitantes de um nosso universo íntimo, sendo assim, venham preparados para breves deslocamentos”, afirma o elenco. “Não precisam jantar antes do encontro. Ofereceremos alimentos de corpos e almas não dualísticos, mas integrados”, destacam.

As apresentações de “(In)Cômodo, que tem no elenco Iêda Claudia, Jeferson Rodrigues, Maria Taddei, Kaique Evoé e Rogério, serão sempre às 19h30, no setor de Artes Cênicas, nos dias 5, 19 e 26 de outubro; e 9, 16, 23 e 30 de novembro. O agendamento ocorre pelo telefone (15) 3259-1844.

Ainda em outubro, outra atração é a Mostra Téspis de Teatro, com três oficinas e seis espetáculos. A abertura será no dia 6 de outubro, às 20h, com a peça “O Apocalipse ou o Capeta de Caruaru”, de Aldomar Conrado, pela Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí, com direção de Dalila Ribeiro e Rogério Vianna, no teatro Procópio Ferreira.

No dia seguinte, às 18h, na Sala Preta do Setor de Artes Cênicas, é a vez de “Sete Crianças Judias”, de Caryl Churchill, pelo Grupo de Teatro da Oficina de Artes de Boituva, com direção de Nathalie Abreu. Ainda na sexta, dia, às 20h, no teatro Procópio Ferreira, será apresentado “Santa Joana do Samba”, texto da Cia 4 Cantos de Quadra, com direção de Benemari Sulivan.

No sábado, 8, às 18h, na Sala Preta do Setor de Artes Cênicas, será apresentado “Mac(H)os”, pela Cia Ímpares, com direção de André Kaires. Já às 20h, no teatro Procópio Ferreira, é a vez de “Devaneios Poéticos em Cenas de Agreste”, de Newton Moreno adaptado por Rose Tureck, pelo Grupo de Pesquisa em Cena.

O encerramento da mostra será no domingo, 9, às 18h, no teatro Procópio Ferreira, do espetáculo “Quem Casa Quer Casa”, de Tatiana Belink, pelo grupo Garagem & Cia, com direção e adaptação de Paulinha Flash.

Após a Mostra Téspis, a maratona de espetáculos segue no dia 13 de outubro, quinta-feira, às 20h, na Sala Preta, com ensaio aberto do espetáculo “A Poética do Começo ou Breves Tentativas Sobre Interrupções”, por alunos do terceiro ano do Curso Teatro Adulto, sob direção de João Fabbro. Os ensaios abertos repetem-se nos mesmos local e horário nos dias 20 e 27 de outubro, e 3, 10, 17 e 24 de novembro.

Em novembro, nos dias 1º e 8, às 20h, na Sala Preta, os alunos do primeiro ano do curso de teatro adulto, sob orientação da professora Adriana Afonso, fazem o primeiro ensaio aberto do trabalho “Teatro de Improviso”.

Nos dias 4 (às 18h), 8 e 22 de novembro (às 15h), alunos da oficina “Música em Cena”, dirigida por Betinho Sodré, apresentam o espetáculo “Espelhos da Paixão”, baseado no texto “Caros Ouvintes”, de Otávio Martins, também na Sala Preta.

O espetáculo “Pequenino Grão de Areia”, de João Falcão, dirigido por André Luiz Camargo e Fernanda Mendes, dos alunos do primeiro ano do curso de teatro juvenil, terá ensaios abertos nos dias 7, 21, e 28 de novembro, sempre às 15h.

Já “Till, a saga de um herói torto”, adaptação do Grupo Galpão da obra de Luís Alberto de Abreu, com direção de André Luiz Camargo e apresentação dos alunos do segundo ano do curso teatro adulto, terá ensaios abertos às 20h, na Sala Preta, nos dias 7, 21 e 28 de novembro.

O espetáculo “O Homem de La Mancha”, de Dale Wasserman, será apresentado pelos alunos do segundo ano do curso de teatro juvenil, sob direção de Erica Pedro e Adriana Afonso. Os ensaios abertos serão às 15h dos dias 9, 16 e 23 de novembro, na Sala Preta.

Já a montagem “Espoleta”, de Marcelo Romagnoli, dirigida por Dalila Ribeiro e Erica Pedro, será apresentado pelos alunos do terceiro ano do curso de teatro juvenil. Os ensaios abertos serão na Sala Preta, às 15h, nos dias 11, 18 e 25 de novembro.

Mostra de Artes Cênicas

A maratona da área encerra o ano com a Mostra de Artes Cênicas, evento no qual toda a produção do setor é apresentada publicamente, de forma gratuita. Com exceção de “(In)Cômodo” e “Espelhos da Paixão”, que terão apresentações no setor de Artes Cênicas, todos os demais espetáculos serão apresentados no teatro Procópio Ferreira, de 30 de novembro a 3 de dezembro.
No dia 30, às 15h, acontece apresentação do espetáculo “Espelhos da Paixão”. No mesmo dia, às 20h, é a vez de “O Apocalipse ou o Capeta de Caruaru”.
No dia 1º de dezembro, às 15h, acontece apresentação do espetáculo “Pequenino Grão de Areia” e, às 20h, de “Borandá” (inspirado no texto “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, com direção de Adriana Afonso, pelos alunos do primeiro ano do curso de teatro adulto).
No dia 2, às 15h, haverá apresentação do espetáculo “O Homem de La Mancha”; às 19h30, de “(In)Cômodo”; e, às 20h, de “Till, a saga de um herói torto”.
No dia 3, às 15h, é a vez de “Espoleta” e, às 20h, de “A Poética do Começo ou Breves Tentativas Sobre Interrupções”.

Sobre o Conservatório de Tatuí – O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí. Fundado em 1951, é uma das mais importantes ações na área de cultura no país. Oferece formação profissional em música, luteria e artes cênicas. Sua única extensão fora do município de origem é o Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Maratona de Artes Cênicas
Fernanda Mendes, coordenação
Quando: De 5 de outubro a 5 de dezembro
Vários horários e locais
Entrada franca
Informações: (15) 3205-8444 ou www.conservatoriodetatui.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário