terça-feira, 2 de setembro de 2014

Tatuí realiza Dia D contra o HPV neste sábado

Vacinação gratuita será destinada a meninas entre 11 e 13 anos

O Dia D da segunda dose da vacina contra o HPV (papilomavírus humano), que protege contra o câncer de colo de útero em meninas de 11 a 13 anos, será realizado neste sábado, 6, na Praça da Matriz, das 9h às 13h. Também haverá plantão em todas as unidades básicas de saúde da zona urbana e rural, das 8h às 17h. A vacinação é gratuita.

Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira e a terceira dose deve ser tomada cinco anos após a primeira dose. Além disso, a imunização estará disponível para meninas que não tomaram a primeira dose no início do ano.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, lembra que a vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. “O câncer de colo de útero é a segunda principal causa de morte entre mulheres no Brasil. A eficácia da vacina é de 98,8% então, é a forma segura de prevenção. Vale ainda lembrar que a imunização é. O papanicolau continua sendo o método de detecção precoce para o câncer de colo uterino”, afirma.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Tatuí tem 2.876 meninas entre 11 e 13 anos. A meta da campanha é imunizar pelo menos 80% deste total até o final da campanha. Na primeira estada da campanha foram vacinadas em Tatuí 2.138 meninas.

Para receber a vacina basta apresentar um documento com foto e o cartão SUS. A vacinação gratuita segue durante todo mês disponível em todas as unidades básicas de saúde da zona urbana e rural, de segunda a sexta-feira das 08h às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário