sábado, 20 de setembro de 2014

Ford preserva área verde em Tatuí

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore, e a Ford ressalta o cuidado que mantem para preservação das árvores dentro de suas unidades, além do trabalho de conscientização que faz com seus funcionários e colaboradores periodicamente. Para ter uma ideia do tamanho do espaço dedicado às áreas verdes nas unidades da Ford, a fábrica de São Bernardo do Campo conta com 250.000 m² de área verde, Tatuí tem 933.000 m², Taubaté 540.000 m², e Camaçari 2,4 milhões de m².

Em Tatuí, no interior de São Paulo, onde a Ford possui seu Campo de Provas, também foi criado um Centro Ambiental. Trata-se de uma área de convivência para os empregados e colaboradores, com criação de mudas, horta de ervas aromáticas para utilização no próprio refeitório da fábrica e minhocário. O espaço também é palco de workshops sobre educação ambiental e conta com um programa de plantio interno de mudas de árvores nativas (já foram mais de 3.100) e doação de mudas para os funcionários. Atualmente, a área de vegetação do Campo de Provas é maior do que quando o terreno foi adquirido, cobrindo 3,636 milhões de metros quadrados, ou 78% da área total.
Em Camaçari, na Bahia, o Centro de Educação Ambiental da Ford elaborou algumas ações para comemorar o Dia da Árvore. Funcionários e colaboradores poderão participar de oficinas e palestras sobre sustentabilidade e a importância de cuidar das árvores. Na ocasião, também serão doadas 2,5 mil mudas de espécies frutíferas, ornamentais e nativas originárias do viveiro ambiental que a empresa mantém dentro da unidade, com capacidade de produção mensal de 5 mil mudas.

Além de promover a conscientização dos empregados e colaboradores, o Centro de Educação Ambiental da Ford Camaçari também recebe estudantes de escolas públicas da região. O objetivo é promover uma aula de cidadania e meio ambiente, permitindo que os estudantes tenham uma atitude ecológica mais consciente, sendo capazes de compreender os problemas ambientais e sendo agentes de transformação nesse processo.
A Ford também mantém um programa de reflorestamento que já plantou mais de 10.000 mudas de árvores na fábrica de Motores e Transmissões em Taubaté, contabilizando 3.000 espécies diferentes de vegetação nativa.

Em São Bernardo do Campo, as árvores com mais de cinco centímetros de diâmetro estão sendo cadastradas. O intuito é obter informações detalhadas a respeito de cada espécie para servir como base de processos de licenciamento junto aos órgãos ambientais competentes e monitorar o aspecto preservacionista. Esse levantamento é feito em parceria com consultorias especializadas em estudos ambientais e de reflorestamentos, planejamento e recomposição vegetal.

A partir da medição de altura e diâmetro do peito da árvore, é feita a checagem do estado fitossanitário, presença de parasitas, doenças fúngicas, associação de fauna, epifitismo (por etimologia, plantas que vivem sobre outras plantas), preservação de troncos e galhos, etc. Esse processo é fundamental para que os técnicos responsáveis aprimorem a manutenção de cada exemplar, como a necessidade de poda ou remoção, transplantes e a dispersão dessas espécies ao longo dos anos.

Dentre as 2.000 árvores catalogadas e registradas até o momento na fábrica de São Bernardo do Campo, foram identificadas mais de 100 espécies diferentes, sendo 20% delas nativas, ou seja, nascem de forma natural em um determinado ecossistema ou região. Dentre elas estão o Ipê-amarelo, considerado símbolo do Brasil, e a Araucária ou Pinheiro-brasileiro, que está com risco de extinção, e que dá frutos comestíveis e muito apreciados pelas aves.

FORD BRASIL

A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa líder da indústria automotiva global, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Fabrica ou distribui automóveis em seis continentes, com cerca de 183.000 empregados e 65 fábricas no mundo. Suas marcas automotivas incluem a Ford e a Lincoln. A empresa fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford, favor acessar www.ford.com.br.
Mais informações Ford Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário