quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Projeto voltado à saúde da mulher chega à Vila Esperança, nesta sexta-feira

 Palestras, testes rápidos e diversas atrações serão realizados na UBS do bairro, a partir das 14h- Prestes a ter concluídos os últimos ajustes de sua ampliação e melhoria estrutural, a Unidade Básica de Saúde da Vila Esperança será palco de uma ação muito especial, nesta sexta-feira, 27. Trata-se da segunda edição do evento Cuidados com a Saúde da Mulher, que acontece entre 14h e 17h, dando continuidade ao projeto iniciado no Jardim Santa Rita em agosto. O evento é promovido pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica. 

As mulheres que passarem pelo posto de saúde serão surpreendidas com diversas atrações. Elas poderão fazer testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis e o HIV, além de um mutirão para coleta do papanicolau, exames preventivos para câncer de mama e vacinação contra a hepatite B. Haverá ainda distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos. A programação prevê também palestras com foco nas próprias DSTs e no aleitamento materno. 

Enfermeiras e profissionais de saúde serão as protagonistas de um desfile de moda, com a coleção primavera-verão 2014 da Loja Style que é parceria da iniciativa. A Unidade Básica de Saúde que atende a Vila Esperança fica na Rua Coronel Lúcio Seabra, 21, esquina com as ruas Godói Moreira e São Martinho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3305-1854.

O Fundo Social de Solidariedade também aderiu ao projeto. Enquanto as mães participarem da programação, seus filhos poderão se entreter com as atividades do Brinquedo Bus que estará estacionado em frente à unidade de saúde. Uma agenda especial com brincadeiras e contação de histórias foi elaborada para a ocasião. Um delicioso café da manhã, com produtos dos cursos de culinária mantidos pelo Fundo, estará à disposição das participantes. 

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, a ideia é despertar no público feminino a noção da importância dos cuidados preventivos, seja através de hábitos saudáveis, seja pela realização de exames para detecção precoce de algumas doenças que podem ser tratadas e curadas. “Ficamos muito satisfeitos como resultado e com a participação da primeira edição realizada na UBS do Jardim Santa Rita. Esperamos que a população feminina da Vila Esperança e bairros adjacentes possa comparecer a essa atividade tão importante”, explicou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário