segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Na sexta-feira, orquestra Juvenil encerra semana de concertos no Conservatório

Grupo de Percussão Jovem é atração às 14h do mesmo dia - Dois grupos de estudantes do Conservatório de Tatuí são destaques no último dia da série de apresentações da III Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto, ação que visa a avaliar publicamente o resultado de aprendizado dos alunos. Os grupos são formados por alunos do Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo. O encerramento da atividade será na sexta-feira (20/09). 

O Grupo de Percussão Jovem faz apresentação às 14h, no Salão Villa-Lobos, sob coordenação da Agnaldo Silva. Serão apresentadas obras de Philip Faini (Suite for Percussion), Anthony Cirone (Overture in Percussion), Scott Joplin (The Entertainer), W. A. Mozart ( Rondo), R. Nuttal (Plasma), Alejandro Enrique Planchart (Divertimento), Larry Spivack (Quartet for Paper Bags), Astor Piazzolla (Milonga del Angel, Resurrección del Angel e Muerte del Angel), Lalo Davila (Fiesta Latina) e Lennon e McCartney (Ticket to Ride). O grupo é formado por Andreza Vieira, Bruno Andrade, Camila Ramos, Fernando Reis, Guilherme Correa da Silva, Jeferson Fontana, Jordi Bruno Cézar, Leonardo Souza Pedro, Lucas Philippi, Thiago Macedo e Douglas Rafael dos Santos.

O encerramento da Semana de Prática de Conjunto será às 20h30, no teatro Procópio Ferreira, com concerto da Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí. O grupo tem regência de Dario Sotelo e assistência de Giovani Briguente.

A Orquestra de Cordas Juvenil é formada por alunos da área de cordas sinfônicas que estudam do 7º ao 10º semestre de seus respectivos cursos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Sendo um grupo pedagógico, sua finalidade é preparar o aluno para ser um profissional completo, desenvolvendo habilidades técnicas individuais em seus instrumentos (afinação, articulação, leitura, golpes de arco, dinâmicas, timbres, vibrato), habilidades de conjunto (combinar arcadas e dedilhados, resolver trechos, leitura à primeira vista, respeito à hierarquia, comprometimento, responsabilidade, postura profissional) e habilidades artísticas (compreensão da obra, expressividade, musicalidade).

O grupo tem como coordenador Dario Sotelo que, com ampla experiência como músico, professor, maestro e coordenador da área de cordas, desenvolve processos interativos e prazerosos de aprendizagem em seus ensaios, combinando formação primorosa desses futuros profissionais a um ambiente prazeroso e de grande satisfação. Dessa forma, o aluno conta com técnicas de aquecimento em grupo (escalas diversas combinadas a diferentes arcadas) e alongamento (exercícios com o pescoço, ombros, braços e mãos para evitar futuras lesões e construir a postura corporal ideal do músico).

O repertório é amplamente diversificado, indo das obras barrocas indispensáveis para o desenvolvimento das cordas e chegando a obras contemporâneas de escrita não tão praticadas. O repertório também é composto de obras de compositores brasileiros renomados, que trazem a riqueza da música e cultura de nosso país.

A orquestra conta com um sistema de funcionamento dinâmico. Além do regente, tem a constante presença de um estagiário em regência, que dá apoio ao regente e aos alunos na organização do grupo além de fazer eventuais ensaios. Junto a isso, existe um sistema de comunicação estabelecido via e-mail entre os regentes e os músicos, pelo qual os alunos podem tirar suas dúvidas e receber as informações sobre ensaios, concertos, repertório e testes internos. A Orquestra Juvenil faz, em todo início de semestre, um teste de estante, tal qual os grupos profissionais, para definir quem será chefe de naipe e a ordem das estantes. Além disso, promove audições internas para a escolha de solistas, dando ao aluno a oportunidade de fazer solo frente à orquestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário