quarta-feira, 24 de abril de 2013

Prefeitura de Tatuí entrega primeiro lote de notebooks a alunos da zona rural

Estudantes das escolas dos Mirandas, Shigueno e Guaxingu foram contemplados

A democratização do acesso à informática chega às escolas rurais de Tatuí, através de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. O primeiro lote de notebooks foi distribuído na última sexta-feira, 19, a 36 estudantes da rede municipal matriculados nas unidades do bairro dos Mirandas, Shigueno e Guaxingu. Alunos, professores e diretores participaram da solenidade de entrega, na escola da Fazenda Shigueno, em evento que teve a presença da secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, Isabel Cristina Pires de Campos, e do vice-prefeito e secretário de Governo, Segurança Pública e Transportes, Vicente Menezes.

O computador portátil passa a ser utilizado como ferramenta pedagógica em sala de aulas. As escolas foram integradas ao Programa Nacional de Educação no Campo, realizado pelo Ministério da Educação, com o objetivo de valorizar as escolas rurais e ao mesmo tempo propiciar a inclusão dos alunos no chamado mundo digital. Até 2012, as crianças eram levadas para uma escola da cidade para cumprir as aulas de informática, como lembra a professora Sueli Teixeira: “Vai melhorar bastante. Agora, as aulas de informática serão aqui, não vamos mais precisar levar as crianças a cada 15 dias para o centro”.

O equipamento será utilizado também por professores de diferentes disciplinas como apoio às atividades educacionais. A secretária municipal de Educação lembrou que o equipamento oferece múltiplas possibilidades no processo de aprendizagem. “As crianças terão, desde pequenas, acesso à informatização. Sem falar no salto de qualidade que essa ferramenta representa no ponto de vista pedagógico e do dia-a-dia escolar”, explicou.

Muitos pais fizeram questão de compartilhar desse momento inédito junto com os filhos. “É um incentivo maior para minha filha ir à escola. Tenho certeza que ela vai aprender muito mais a partir de agora”, lembrou a dona de casa Rosimeire Oliveira Pires.

Tablets - A próxima etapa do processo de informatização da rede pública municipal de educação será a distribuição de tablets para os professores da educação infantil. O pregão para aquisição dos equipamentos acontece no próximo dia 3 de maio. “Queremos corrigir uma enorme injustiça. As professoras da educação infantil foram excluídas da distribuição de tablets no passado. Estamos trabalhando para compensar esse erro e distribuir essa importante ferramenta pedagógica para nossos docentes”, finalizou Isabel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário