sábado, 4 de agosto de 2012

É hoje: Orquestra Sinfônica de Tatuí recebe músicos da Alemanha

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí realiza um concerto especial hoje, sábado 4 de agosto, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, com a participação da Orquestra Sinfônica Jovem de Stuttgart, da Alemanha. A apresentação tem entrada franca.

A Orquestra Jovem de Stuttgart é um grupo ligado à Escola de Música de Stuttgart, na Alemanha, e oferece aos jovens músicos a oportunidade de ensaiar e apresentar peças do repertório sinfônico. É formada por 80 estudantes que se apresentam em concertos no mundo inteiro.

No programa da apresentação, obras sinfônicas populares, como a protofonia da ópera O Guarani, de Carlos Gomes, terceiro movimento das Bachianas nº 4, de Heitor Villa-Lobos e Poranduba, de Edmundo Villani-Côrtes.

As duas primeiras obras, a abertura de O Guarani e as Bachianas nº 4 serão executadas apenas pela Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob a regência do maestro João Maurício Galindo. Na parte final da apresentação, a Orquestra Jovem de Stuttgart junta-se aos músicos tatuianos para apresentar Villani-Côrtes.

Obras brasileiras
A ópera "O Guarani", escrita pelo maestro brasileiro Carlos Gomes há mais de 140 anos, foi inspirada no romance de José de Alencar, que possui o mesmo nome. A obra foi estreada no Teatro Alla Scala de Milão, na Itália, em 19 de março de 1870, com um grande sucesso, fazendo com que o nome do compositor conquistasse toda a Europa.

A "Bachianas nº 4", de Villa-Lobos, faz parte das nove obras que o compositor brasileiro produziu em homenagem a Johann Sebastian Bach. Em todas as Bachianas é possível encontrar diversos estilos: folclore brasileiro, música caipira, além de arranjos influenciados pelo estilo de Bach. Os destaques da obra apresentada pela Orquestra Jovem de Stuttgart e da Sinfônica do Conservatório de Tatuí são os movimentos "O Canto do Sertão" e "Miudinho".

"Poranduba" é uma ópera que retrata a visão de Villani-Côrtes sobre a Amazônia. A estreia mundial desta obra foi realizada em 2007, no XI Festival Amazonas de Ópera, em Manaus. Villani-Côrtes é um dos compositores clássicos mais ativos da música brasileira. Já escreveu músicas inspiradas em Tatuí, como "Passarinhos da Praça da Matriz" e possui obras feitas para diversos grupos do Conservatório de Tatuí.

Orquestra de Tatuí
A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 para dar suporte à performance dos estudantes da área. O grupo é formado por professores e alunos bolsistas, dando a estes últimos a oportunidade de oferecer uma ampla experiência do repertório sinfônico e também uma antevisão de um possível ambiente de trabalho. De caráter pedagógico, a Orquestra também realiza uma série de concertos didáticos cujo objetivo é fomentar o contato com a música clássica, principalmente entre as crianças das escolas públicas.

Desde dezembro de 2011, a Orquestra do Conservatório vem desenvolvendo o projeto Música Orquestra Alemã, idealizado pelo renomado maestro Felix Krieger (regente convidado) cujo foco de atuação tem sido uma série de apresentações do alto repertório germânico em concertos no interior e na capital do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário