Boletim de informações COVID-19 n° 275 Tatuí, 28 de outubro de 2020, quarta-feira - 11h00h

3151 CASOS CONFIRMADOS
3035 PACIENTES RECUPERADOS
77 ÓBITOS CONFIRMADOS
39 INFECTADOS EM TRATAMENTO
9,71 INFECTADOS / DIA

Fonte: Prefeitura de Tatuí

domingo, 28 de agosto de 2011

Inscrições ao Festival Estudantil de Teatro se encerram no dia 2 de setembro

Neste ano, o Fetesp aceita participação dos grupos vinculados ao Ensino Superior e o concurso voltou a ter caráter competitivo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, está com inscrições abertas para o XXIV Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo) até o dia 2 de setembro (sexta-feira). Além das faculdades ou universidades, podem se inscrever escolas estaduais, municipais e particulares (de ensino fundamental, médio, técnico ou livre), sediadas no Estado de São Paulo.

O Fetesp será realizado entre os dias 8 e 16 de outubro e tem como objetivo estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os estudantes, promover o intercâmbio cultural entre as cidades e incentivar o movimento teatral através da formação de núcleos nas escolas. Por meio do evento, o Conservatório de Tatuí também promove as artes cênicas e incentiva o estudo do teatro.

A novidade deste ano é que o concurso abriu as cortinas do palco do Teatro Procópio Ferreira para os alunos do nível superior, além do festival voltar a ter caráter competitivo, com premiações. “A idéia de ampliar o festival para o ensino superior é enriquecer o seu conteúdo e valorizar os processos de formação”, explica o coordenador do Festival, Carlos Ribeiro.

A inscrição é feita mediante envio do histórico, fotos e gravação na íntegra do espetáculo encenado pelo grupo, além do preenchimento da ficha de inscrição. O novo regulamento pode ser acessado em www.conservatoriodetatui.org.br/fetesp.


Seleção
Segundo o regulamento do festival, uma comissão formada por professores de artes cênicas selecionará oito espetáculos infantis, juvenis e/ou adultos, que participarão em duas categorias diferentes. Quatro espetáculos serão escolhidos para o grupo "Escola de Teatro" e outros quatro para "Teatro na Escola".

A categoria "Escola de Teatro" não é competitiva e receberá espetáculos vinculados a instituições de ensino específico de teatro, sejam elas livres, de nível técnico profissionalizante ou de ensino superior. O corpo de jurados promoverá debate após cada apresentação e apresentará um relatório analítico.

Já a categoria "Teatro na Escola" terá espetáculos vinculados a instituições de ensino fundamental, médio, técnico ou superior (com exceção dos ligados a cursos de habilitação na área de artes cênicas). Esse grupo marca o retorno do caráter competitivo do festival, em que um corpo de jurados promoverá debate após cada apresentação, avaliará as peças e elegerá vencedores para os prêmios de melhor espetáculo, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor cenografia, melhor figurino, melhor maquiagem, melhor sonoplastia e melhor iluminação.

Os oito espetáculos selecionados serão conhecidos a partir de 12 de setembro e as datas de apresentações - no período de 8 a 16 de outubro - serão definidas por meio de sorteio, agendado para 19 de setembro. Cada selecionado receberá, a título de prêmio pela participação, R$ 2 mil. Além disso, dois integrantes de cada grupo escolhido terão estadia e alimentação ao longo do evento, devendo participar dos debates, workshops e oficinas.

O evento não só difunde as artes cênicas e destaca sua importância como ferramenta na educação como também tem caráter social: os ingressos para as apresentações custam R$ 2 e todo o valor arrecadado é doado para ações sociais do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí.


Origem
O Fetesp é o festival estudantil mais antigo de artes cênicas paulista: surgiu em 1977, com o I Festival Estudantil de Teatro, de âmbito municipal, criado pelo diretor Moisés Miastkwosky. O evento detonou um grande movimento teatral na cidade, por meio das escolas e do recém-criado Curso de Teatro do Conservatório de Tatuí.

Oficializado pelo decreto 18.434, de 15 de fevereiro de 1982, o festival integra o calendário oficial de atividades culturais realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura. Em 1992, o festival passou a ser coordenado por Antonio Mendes (1958-2008) e, ao longo dos anos 1990 e 2000, o evento firmou-se como instrumento para o estímulo e veiculação de trabalhos teatrais vinculados a processos pedagógicos de formação fundamental, média, técnica e profissionalizante. Desde 2008, o Fetesp é coordenado por Carlos Ribeiro e, em 2009 e 2010, foi realizado exclusivamente como mostra educacional, sem caráter competitivo.


Serviço
XXIV Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo)
Inscrições até 2 de setembro, sexta-feira
Ficha de inscrições no site www.conservatoriodetatui.org.br/fetesp
Mais informações: (15) 3205 844

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE