segunda-feira, 19 de julho de 2010

Incubadora de Empresas de Tatuí quer ampliar


Notícia publicada na edição de 19/07/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 2 do caderno C

 Do site www.cruzeirodosul.inf.br

O objetivo da Incubadora de Empresas, segundo o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do município, Sérgio Galvão, é auxiliar os empreendedores que possuem bons projetos, mas que precisam aprimorar seus conhecimentos na prática de gerenciamento de seus negócios. Além disto, uma incubadora fortalece a gestão da empresa nos seus primeiros anos de existência para que quando saia da incubadora possa enfrentar o mercado com maiores chances de sucesso.
Instalada em um prédio de 380 metros quadrados, localizado dentro do complexo da Fatec, no Jardim Aeroporto, a Incubadora de Empresas de Tatuí tem capacidade para receber até seis empresas residentes nas suas instalações. Além disto, há estrutura para trabalhar com o mesmo número de empresas associadas e pré-incubadas. Atualmente, a incubadora está na fase inicial e está recebendo quatro empreendimentos. Apesar de já estar funcionando, a inauguração oficial será em 11 de agosto, dia do aniversário do município.
Objetivo da Incubadora é auxiliar os empreendedores que possuem bons projetos
O espaço físico em que funciona a incubadora é do município e fica junto com o complexo da Fatec, segundo o secretário, os custos de manutenção como limpeza, água e luz, são pagos pela Prefeitura. As empresas rateiam os gastos com com telefonia e internet. É bastante interessante pois no final, as empresas têm um fôlego maior para seu próprio desenvolvimento, afirmou ele. Atualmente, cerca de 15 empregos foram gerados pelas empresas incubadas. As instalações coletivas como a sala de reuniões e de treinamentos são disponibilizadas para todas as empresas residentes e as associadas. Essas últimas, explica o secretário, funcionam fora do espaço da incubadora mas ainda utilizam a estrutura da incubadora.
Parceria com Sebrae
O trabalho para organizar a incubadora nasceu há pouco mais de um ano e contou com ajuda do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A operacionalização foi feita por meio de um convênio entre governo municipal, Fatec e o próprio Sebrae, que fornece profissionais para os treinamentos das empresas incubadas. Já foi feito cursos de vendas e marketing. Além disto, as empresas incubadas foram convidadas a participar do Empretec, destacou o secretário Sérgio Galvão.
É o Sebrae também quem presta assessoria para as chamadas empresas pré-residentes. Galvão explica que nesta fase, os futuros empresários têm apenas uma ideia do empreendimento idealizado. As empresas podem procurar a Prefeitura ou a própria incubadora e preencher um formulário padrão que será analisado, disse ele. A incubadora de Tatuí ainda não conta com nenhuma empresa pré-residente e destaca que as vagas estão abertas.
Empresas de tecnologia
Nesta fase inicial, estão se instalando nas dependências da incubadora, as seguintes empresas: Wia Technology (que produz a lousa digital alem de fornecer consultoria na área de automação), PA Tecnologia (que atua no desenvolvimento de sistemas inteligentes nas áreas de agronegócios e de alimentação monitorado para linha pet e projetos personalizados de automação inteligente), Conceito.IT (que atua no gerenciamento de Tecnologia da Informação e telefonia IP via internet e a Sigma Octantis (que produz planetários didáticos, telescópios, jogos educativos multimídias e equipamentos de apoio pedagógicos alem de fornecer treinamentos para operação de planetários e apresentações de caráter educativo).
Duas são as empresas associadas, que recebem todo o apoio oferecido pela Incubadora, embora não estejam fisicamente localizadas dentro do empreendimento. São elas a Up Quality, que atua na área de consultoria de negócios e gestão e a Colibri Tech, empresa que importa equipamentos de informática, de georreferenciamento (GPS) e de vigilância eletrônica.
Novas empresas que se interessem em fazer parte da Incubadora de Empresas de Tatuí devem procurar a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Habitacional, no Paço Municipal, ou a sede da Incubadora de Empresas, na rodovia Mario Batista Mori, número 971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário