sábado, 9 de dezembro de 2023

De panetone 'desconstruído' a árvore de salame: confeiteiros de Tatuí apostam em pratos 'diferentões' para o Natal

Empreendedores de Tatuí transformaram itens decorativos comestíveis e receitas inovadoras, que são de dar água na boca.

Por Beatriz Pereira*, g1 Itapetininga e Região, com copidesque do DT

Receitas inspiradas no Natal fazem sucesso em 2023 em Tatuí — Foto: Eliane Torteria & Cia/Mimi Pink/Reprodução

09/12/2023 | Não há dúvidas de que as decorações de Natal são deslumbrantes, mas quando a beleza natalina invade o universo gastronômico, elas ficam ainda melhor. Neste ano, com receitas de dar água na boca, empreendedores de Tatuí (SP) apostam em pratos criativos e "diferentões".

Entre doces e salgados, os confeiteiros decidiram criar "árvores" e "casas" com "neve" e guirlanda comestíveis.

O g1 foi conhecer algumas dessa criações "mirabolantes" da "Capital do Doce", Tatuí. Confira:

'Árvore' de frios e frutas

Elaborando as próprias receitas e se inspirando em "segredos" da família, a confeiteira Eliane Miranda transformou frutas, brigadeiros e porções de frios como queijo, presunto, salame, azeitonas e tomate, em "árvores" de Natal.

A doceira explica que a decoração foi elaborada a partir de tendências internacionais, com diferentes combinações de sabores.

"A criatividade explode no natal", destaca Eliane.

"Todo mundo quer algo bonito, diferente e gostoso. Seja numa loja pra receber clientes, num coffee break empresarial ou numa festa de aniversário", ressalta a confeiteira.

As 'árvores' de Natal estão disponíveis em opções doces e salgadas em Tatuí — Foto: Eliane Torteria & Cia/Reprodução

'Casa' de bolo de chocolate

Recheadas pela chaminé, Eliane também faz bolos em formato de "casas". Essa receita, que é tradição da família dela, não economiza no uso de especiarias.

A doceira explica que a massa pode ter três sabores: chocolate com amêndoas, nozes e especiarias e limão siciliano. A decoração que imita neve é feita com açúcar de confeiteiro polvilhado seguido da calda de brigadeiro, que transborda pela chaminé e cai sobre o bolo.

As casinhas são vendidas para clientes de diferente municípios — Foto: Eliane Torteria & Cia/Reprodução

No cardápio do estabelecimento desde 2018, as casinhas são feitas com uma forma especial, que possibilita moldar, desenformar e rechear o bolo. Eliane conta que recebe clientes de Boituva, Tietê e até da capital paulista.

"Os itens com decoração natalina chamam a atenção mesmo, né? É um diferencial e tanto! Pode ser um único brigadeiro, se tiver uma tag [etiqueta] de Natal, já dá um clima diferente, já se transforma numa lembrancinha de Natal", explica Eliane.

'Panetone desconstruído'

Os clássicos panetones e a sua versão recheada com chocolate, o chocotone, também marcam presença no cardápio da doceria de Estevão. Mas aqui, essas delícias são servidas de uma forma "desconstruída": em taças, para serem comidos com colher.

A criação é de Estevão Milani, proprietário de uma doceria e hamburgueria de Tatuí, e da chef de cozinha Miriele Milani.

"Ela [taça] também é produzida de forma artesanal com gotas de chocolate nobre que é uma inovação em nossa receita. A taça foi criada para apaixonados por aquele panetone 'molhadinho'".

Estevão também acrescenta que as opções de taças de panetone contam com versões de "red velvet", com massa vermelha, e ainda de pistache, sabor popular neste fim de ano.

As taças são recheadas com pedaços de panetone de chocolate em doceria de Tatuí — Foto: Mimi Pink/Reprodução

*Colaborou sob a supervisão de Matheus Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário