sábado, 25 de novembro de 2023

Retorno da dengue sorotipo 3 ao Estado preocupa Setor de Combate à Dengue de Tatuí

O Setor de Combate à Dengue segue com ações de prevenção, entre elas, a aplicação de inseticida nos pontos estratégicos, como ferros-velhos e cooperativa de reciclagem.

Divulgação / PMT

24/11/2023 | Prevenção. Esta foi a palavra que pautou a 11ª Sala de Situação da Dengue, que aconteceu nesta quinta-feira (23/11), no Paço Municipal, envolvendo representantes da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Tatuí, e de outras Secretarias Municipais.

A reunião foi conduzida pela coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida de Camargo da Costa, que atentou para o cenário propício de proliferação dos focos do mosquito Aedes Aegypti neste período epidêmico (que segue até o mês de maio): calor excessivo, bastante chuva e os sorotipos 2 e 3 da Dengue circulando pelo Estado de São Paulo, sendo este último sem registro de casos há 15 anos.

Diante disto, ela apresentou a Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes Aegypti, que será realizada de 27 de novembro a 1º de dezembro. Em Tatuí, diversas ações estão programadas pelo Setor de Combate à Dengue, entre elas: carro de som em diversos bairros, emitindo alertas para a população sobre os sintomas da Dengue e as formas de combate ao mosquito; distribuição de cartazes informativos em pontos de grande fluxo de pessoas; retirada, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria, de materiais inservíveis de imóveis de pessoas acumuladoras; e divulgação nas redes sociais da Prefeitura de Tatuí sobre os cuidados com os criadouros e as doenças causadas por tal mosquito.

No encontro também foram exibidos os números de casos de Dengue no município de Tatuí em 2023: total de 36 casos confirmados, sendo 23 deles autóctones e 13 importados. No período de 28 de outubro a 22 de novembro, o Setor de Combate à Dengue realizou 12.387 visitas a imóveis; 309 controles de criadouros; e 49 ações. Além disso, a equipe vistoriou os Cemitérios Municipais Cristo Rei e São João Batista após o feriado de Finados; aplicou inseticida nos pontos estratégicos (cemitérios, ferros-velhos, cooperativas de reciclagem etc); apresentou o Plano de Contingência e demais ações na Reunião do Conselho Municipal de Saúde, que aconteceu dia 30 de outubro; e concedeu entrevista para a TV Sorocaba SBT no dia 6/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário