terça-feira, 28 de novembro de 2023

Alunos entram em greve e Conservatório de Tatuí tem aulas suspensas

Os alunos protestam pela permanência do alojamento estudantil e contra bolsa auxílio de R$450, uma vez que o valor seria insuficiente para arcar com os gastos de estadia no município.

Por g1 Itapetininga e Região

Alunos protestam a favor de manutenção de alojamento do conservatório de Tatuí — Foto: Arquivo pessoal

28/11/2023 | Alunos do Conservatório de Tatuí (SP) decretaram greve em repúdio ao desmonte do alojamento estudantil, no último sábado (25). A ação começou após estudantes receberem ordem de despejo.

A greve foi decidida por votação entre os estudantes, e deve se prolongar até que a decisão de devolver o alojamento aos alunos seja tomada. Segundo os alunos, o espaço abriga mais de 100 estudantes, vindos de diferentes estados e países.

Todos os grupos artísticos da instituição estão paralisados, concertos também foram cancelados e as aulas, tanto presenciais quanto online, foram suspensas.

Em nota, a instituição declara que está analisando a declaração de greve recebida dos alunos, mas ressalta que não exerce nenhum tipo de coação contra estudantes.

Movimento estudantil declara greve em protesto ao fechamento do alojamento do Conservatório de Tatuí — Foto: Reprodução

Demandas

Os alunos se mobilizaram para tentar impedir o fechamento do alojamento, previsto para o fim de janeiro. Além do desmonte, o governo do estado ofereceu um auxílio-moradia de R$ 450 aos alunos que precisam de um local para ficar durante o tempo de estudo no Conservatório, porém, o valor não é aceito e seria insuficiente para custear a estadia na cidade e garantir a qualidade de vida e de estudo.

Os alunos seguem em greve e com apresentações culturais em frente ao alojamento, a programação pode ser acessada através da rede social do movimento.

Alunos protestam a favor da manutenção de alojamento do Conservatório de Tatuí — Foto: Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário