quarta-feira, 15 de novembro de 2023

ABCCA celebra o êxito das Exposições do Cavalo Árabe realizadas em Tatuí

Exposições do Cavalo Árabe em Tatuí elevam a excelência a raça. Ao decorrer de uma semana de programação, exposições destacaram a funcionalidade do cavalo Árabe reunindo 250 animais em pista e distribuindo R$ 165 mil em premiação, nas mais diversas modalidades equestres

Divulgação/Machado

14/11/2023 | A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) celebra o êxito das Exposições do Cavalo Árabe, realizadas no Centro Hípico de Tatuí, de 4 a 12 de novembro. O evento, que contou com a participação de mais de 250 animais provenientes de seis estados brasileiros, reafirmou a importância e a excelência da raça. 

Traje Típico pela Internacional do Cavalo Árabe 2023 – Foto: Divulgação/André Shiwa

Rodrigo Foz Forte, presidente da ABCCA, expressou sua satisfação com o resultado: “Foram mais de 250 cavalos reunidos em Tatuí, totalizando cerca de 500 inscrições e distribuímos mais de R$ 165 mil em prêmios. Uma semana que evidenciou a união dos criadores, usuários e proprietários, destacando a força do cavalo Árabe no cenário nacional. Foi realmente uma semana fantástica”.

Lughan HVP – Campeão Cavalo Ouro da Internacional do Cavalo Árabe – Foto: Divulgação/André Shiwa

Além da participação expressiva de criadores nacionais, as exposições contaram com a presença de entusiastas estrangeiros, incluindo criadores chilenos e árabes, bem como os juízes internacionais. “Um ambiente heterogêneo que enriqueceu o evento e fortaleceu os laços internacionais no universo da criação do cavalo Árabe”, pontuou Forte. 

Funcionalidades do cavalo Árabe em evidência

Clapton AJR, por Jockey Club de São Paulo

A programação da raça em Tatuí incluiu a realização da 3ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, que abrangeu disputas nas modalidades de Salto, Hipismo Rural, Seis Balizas, Três Tambores, Maneabilidade e Corrida. Já a 26ª Brazilian Breeders’ Cup e 5ª etapa da Copa Brasil concentraram-se nas disputas somente de Halter. Destaque também para a 29ª Internacional do Cavalo Árabe, que envolveu disputas de Halter e os diversos estilos de montaria da Performance, como Western Pleasure, Hunter Pleasure, English Pleasure e Traje Típico.

O evento começou no sábado (04/11) com as competições de Salto e Hipismo Rural, em parceria com a Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural (ABHIR). Paralelamente às disputas em Tatuí, no sábado, o Jockey Club de São Paulo sediou o Grande Prêmio Nacional do Cavalo Árabe 2023, como parte da programação da Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte.

Laura da Fonseca e seu cavalo Folhetim Pat – Foto: Divulgação/Machado

Na quarta-feira (08/11) retornaram com as disputas, nas modalidades de Três Tambores e Seis Balizas, junto a Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional (ANCAF). Na ocasião, houve a quebra do recorde nacional do cavalo Árabe na Seis Balizas, com Laura da Fonseca e seu cavalo Puro Sangue Árabe Folhetim Pat que alcançaram a marca de 21s216.

A programação seguiu até domingo (12/11), com as provas de Halter válidas pela 5ª etapa da Copa Brasil de 2023 e as disputas da Brazilian Breeders’Cup 2023, com destaque para o criatório RFI Arabians, de Itapetininga (SP), que conquistou o troféu pelo terceiro ano consecutivo de melhor criador.

Disputas de Salto durante a 3ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte – Foto: Divulgação/Machado

Ainda como parte da programação da Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, foram realizadas até domingo as demais categorias dos Três Tambores e também as disputas de Maneabilidade pela Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, bem como de Performance e Halter válidas pela 29ª Exposição Internacional.

Sorteio especial e entrega de prêmios durante evento em Tatuí

Troféus do ranking Arabian Cup foram entregues durante o evento – Foto: Divulgação/Machado

No decorrer do evento, a ABCCA realizou o sorteio de um automóvel 0 km do Arabian Cup, ranking que reúne a pontuação acumulada pelos competidores do cavalo Árabe ao longo da temporada, abrangendo diversas modalidades da raça. Com 80 números na disputa, o ganhador foi Gastão Mesquita Filho, competidor de Enduro Equestre e proprietário de animais da prestigiada raça Árabe. 

Performance – Western Pleasure – Internacional do cavalo Árabe – Foto: Divulgação/André Shiwa

Por fim, é importante frisar que, durante as exposições em Tatuí, a ABCCA também organizou uma noite de premiações para os Melhores do Ano pela ANCAF na temporada de 2022, homenageando competidores, animais, proprietários e criadores destacados.

O sucesso das exposições em Tatuí não apenas evidenciou a grandiosidade do evento, mas também ressaltou a notável versatilidade e a incomparável beleza do cavalo Árabe. Nesse cenário de destaque, a ABCCA reafirma seu compromisso inabalável com a promoção e valorização da raça, solidificando a posição do cavalo Árabe como ícone de excelência e diversidade.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus

Nenhum comentário:

Postar um comentário