quinta-feira, 20 de junho de 2019

Conservatório de Tatuí leva música e teatro para a Feira do Doce

A programação, que vai de 6 a 9 de julho na Praça da Matriz, terá participação dos grupos Big Band, Banda Sinfônica, Cia. de Teatro, Grupo de Choro, Jazz Combo e Conjunto de Metais

Viagem ao Céu (Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí)

O Conservatório de Tatuí promete muita música e teatro para 7ª Feira do Doce, que será realizada pela Prefeitura Municipal entre os dias 6 e 9 de julho na Praça da Matriz da Capital da Música. Vários grupos da instituição vão se apresentar durante a feira deste ano: Big Band, Banda Sinfônica, Cia. de Teatro, Grupo de Choro, Jazz Combo e Conjunto de Metais. 

A abertura da feira será no sábado, dia 6, às 11h, com um concerto especial que vai unir a Big Band e a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. No repertório, uma seleção de canções da Música Popular Brasileira (MPB): “Keçono” (Antônio C. Neves Campos), “O Mundo é um Moinho” (Cartola), “Besame” (Flávio Venturini), “Coisas do Brasil” (Guilherme Arantes), “Verde” (Eduardo Gudin e J.C. Costa Neto), “Marambaia” (Henricão e Rubens Campos), “Baião de Lacan” (Guinga), “Gonzagueando” (Cyro Pereira) e “Pra Que Chorar / Tem Dó / Samba da Benção” (Baden Powell e Vinícius de Moraes), com arranjos de Marcelo Afonso, Antônio C. Neves Campos e Celso Veagnoli.

Ainda no sábado, às 17h, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí apresenta “Viagem ao céu”, musical infantil baseado na obra de Monteiro Lobato. No espetáculo, Narizinho e Pedrinho relembram as aventuras da infância no Sítio do Pica Pau Amarelo e reencontram personagens como Cuca, Peixe Escamado, Burro Falante, Boneca Emília e Visconde de Sabugosa. Entre uma narração e outra, o elenco canta algumas das canções que marcaram a infância de muita gente: “Sítio do Pica Pau Amarelo”, “Emília”, “A Cuca te pega”, Lindo Balão Azul” e muito mais.

No domingo, dia 6, às 16h, a animação fica por conta do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, que vai apresentar músicas de compositores brasileiros consagrados no estilo, como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, entre outros. Na segunda-feira, dia 7, às 17h, o concerto é com o Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, grupo consagrado por criar arranjos inéditos e trabalhar o improviso em músicas conhecidas do repertório popular. Nesta apresentação, o programa homenageia o samba e os compositores mineiros. A 7ª Feira do Doce encerra na terça-feira, dia 9, às 20h00, com o concerto do Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí e um repertório que certamente vai encantar a plateia de todas as idades.

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí – O grupo foi fundada em 1992 para dar aos alunos de níveis avançados dos cursos de Música Erudita da escola a oportunidade de interagir com músicos profissionais em apresentações oficiais, propiciando uma troca de experiências entre eles. Já gravou vários trabalhos em CD e DVD, sob a batuta de grandes maestros, como Arnald Gabriel, Virgínia Allen, Daniel Havens, Isaac Daniel Jr., Pâmela Bustos, Thomas Lee, Lowell Graham, Thomas O’Neal, Mark Whitlock, Dwight Satterwite, Matthew George, Hadrian Avila, David Antezana, Juan Ringer, Francisco Grau Vegara, Pablo Sanches Torrella, Rafael Sanz-Espert, Félix Hauswirth, Glenn Price, Marcelo Jardim, Roberto Farias, Wagner Polistchuck, Marcos Sadao, Mônica Giardini, Pablo Del’Oca Sala, Lazslo Marosi, entre outros.

Big Band do Conservatório de Tatuí – O grupo foi criado em 1975 com o objetivo de unir alunos e professores da instituição para a prática de big band. Com formação versátil, o conjunto apresenta uma grande variedade de gêneros musicais – de músicas feitas para animar festas dançantes à musica instrumental contemporânea, do jazz tradicional à música brasileira de vanguarda. Já acompanhou cantores como Leny Andrade, Tânia Alves, Benito di Paula e Décio Cardoso, e tocou com instrumentistas importantes, como Nailor Proveta, Vinícius Dorin, Vittor Santos, os norte-americanos Rex Richardson, Adam Rapa, Daniel Barry e Miles Osland, entre tantos outros. 

Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí – Formado por alunos, atores profissionais e professores, o grupo foi fundado em 2009 e já produziu dezenas de espetáculos com tema adulto e infantil. Neste ano, a Cia. de Teatro escolheu como tema “Mundo Kids”, com objetivo de valorizar as antigas brincadeiras da cultura popular, resgatar as brincadeiras de rua e incentivar crianças e jovens a trocar, pelo menos por alguns momentos, os aparelhos eletrônicos por outro tipo de diversão. Com essa valorização das brincadeiras, por meio da linguagem teatral, pretende-se estimular o lúdico, a curiosidade e criatividade das novas gerações. 

Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí – O Conservatório de Tatuí foi a primeira escola de música brasileira mantida por um governo estadual a incluir o “Choro” em seu currículo como curso regular. O Grupo de Choro foi criado em 1993 e é considerado um dos grandes incentivadores do gênero no Brasil. Com notável capacidade de improvisação, os músicos da instituição destacam-se pela grande versatilidade e vasto repertório, sempre baseado na pesquisa e divulgação do gênero. 

Jazz Combo do Conservatório de Tatuí - Nascida com o sobrenome “Combo” (combination, do inglês), o grupo tem uma formação não convencional e a missão de pesquisar repertório, estudar, resgatar, praticar e divulgar a música instrumental. Foi criado em 1992 e estimula os alunos da instituição a compor e a criar arranjos inéditos para obras consagradas. Muitas de suas apresentações contaram com a participação de convidados famosos, como Mônica Salmaso, Proveta, Teco Cardoso, Paulo Freire, Vinícius Dorin, Nenê, além dos trompetistas americanos Ed Sarath e Daniel Barry, entre outros.

Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí – O grupo iniciou sua atuação em 2009 com o objetivo de motivar os alunos a buscarem o aperfeiçoamento de suas técnicas e a trabalhar repertórios específicos para esta formação. O Conjunto de Metais destaca-se por realizar concertos irreverentes, que incluem no repertório não apenas obras eruditas, mas também trilhas de filmes e animações e músicas populares, inclusive funk, rock e pop.

SERVIÇO
7ª Feira do Doce de Tatuí
Data: 06 a 09 de julho
Local: Praça da Matriz de Tatuí-SP

Dia 06/07 – SÁB – 11h: Banda Sinfônica e Big Band do Conservatório de Tatuí (Concerto de Abertura)
Dia 06/07 – SÁB – 17h: Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí
Dia 07/07 – DOM – 16h: Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí
Dia 08/07 – SEG – 17h: Jazz Combo do Conservatório de Tatuí
Dia 09/07 – TER – 20h: Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí (Concerto de Encerramento)
Evento gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário