terça-feira, 30 de janeiro de 2018

A Sabesp amplia o abastecimento de água em Tatuí com a perfuração de dois novos poços

Os novos sistemas produtores irão proporcionar um aumento de 26% na disponibilidade de água tratada, suficiente para atender mais 30 mil pessoas.

As linhas verdes são as adutoras que serão construídas (nos extremos os poços). A linha azul representa a adutora já com a vazão dos dois poços, chegando aos reservatórios, a partir da ETA/Sabesp.

A Sabesp está investindo R$ 1,9 milhão nas obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Tatuí. O empreendimento inclui a perfuração de dois novos poços com capacidade de produzir 100 litros de água por segundo, estação elevatória de água bruta, um reservatório de 100 metros cúbicos para alimentar a unidade de bombeamento, além de 2,6 quilômetros de redes para levar a água até o centro de reservação junto à estação de tratamento existente.

Os poços já foram perfurados e as obras lineares estão em andamento, com previsão de conclusão até o final de maio de 2018.

A informação da descoberta dos poços foi dada pelo diretor de Sistemas Regionais da SABESP, Luiz Paulo de Almeida Neto, em recente reunião em São Paulo, na sede da estatal paulista, com a prefeita Maria José Vieira de Camargo, vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva e secretários Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (Governo) e Juliana Rossetto Leomil Mantovani.

“O empreendimento representa o esforço que a Sabesp e a Prefeitura tatuiana estão fazendo para ampliar e reforçar a oferta de água para todo o município, a fim de acompanhar o crescimento vegetativo da cidade e melhorar a qualidade de vida da população. O município de Tatuí é um exemplo de ações e investimentos crescentes em saneamento, é a segunda maior cidade operada pela Sabesp na Unidade de Negócio que atende a região do Médio Tietê”, ressalta o superintendente da estadual, Maurício Tápia.

Mais água para Tatuí - A sede da cidade de Tatuí é abastecida pelos rios Tatuí e Sarapuí. Os novos sistemas produtores irão proporcionar um aumento de 26% na disponibilidade de água tratada, ou seja, irão ampliar a capacidade de vazão em 100 litros por segundo, suficiente para atender mais 30 mil pessoas. Com a entrada em operação dos poços e o incremento de vazão será possível atender a demanda de água da população do município por um período superior a 30 anos.

A cidade situa-se em uma posição estratégica, entre grandes polos de desenvolvimento. A sua disposição privilegiada, a proximidade da capital paulista e da Rodovia Castelo Branco, que interliga muitas cidades da região do interior paulista, são alguns dos fatores que aceleram e alavancam a expansão do município. Para a prefeita Maria José Gonzaga, a entrega destas obras “vem em um momento importante para a Administração Municipal, já que a cidade passa por um processo de crescimento vertiginoso em população e economia nos últimos anos”, destacou a prefeita.

Para acompanhar o desenvolvimento do município, além dessas obras, só nos últimos dois anos, Tatuí já recebeu mais de R$ 7,8 milhões em investimentos da Sabesp. Os moradores contam com ótimos níveis de atendimento, sendo 100% de abastecimento com água tratada, 100% de coleta de esgotos, e 84,6 % de tratamento dos esgotos coletados, hoje realizado através de lagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário