domingo, 22 de julho de 2012

Abertas inscrições para encontro de flautas no conservatório

Do G1 Itapetininga e Região

As inscrições seguem até 10 de agosto e custam R$ 30.


O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos está com inscrições abertas para o Encontro de Flauta Doce e também para o III Encontro Internacional de Performance Histórica e até o dia 10 de agosto. Os interessados podem inscrever-se pelos correios, pelo site da instituição ou pessoalmente no Centro de Produções do Conservatório.

Serão oferecidas 20 vagas por instrumento (flauta doce e traverso, violino barroco e viola barroca, violoncelo barroco e viola da gambá, alaúde, teorba e guitarra barroca, cravo e fortepiano, clarinete histórico, trompa natural e canto Barroco), sendo 15 para participantes e 5 para ouvintes das masterclasses. As atividades voltadas à flauta doce disponibilizarão 60 vagas, sendo 35 para participantes e 25 para ouvintes.

Os alunos que desejarem concorrer às vagas nas masterclasses devem, ao preencher a ficha de inscrição, devem assinalar a opção correspondente e um breve currículo. A seleção ocorrerá por avaliação curricular. Os não aprovados como participantes estarão, automaticamente, concorrendo às vagas de ouvintes. A lista dos candidatos aprovados (participantes e ouvintes) será divulgada a partir do dia 13 de agosto de 2012, no sítio do Conservatório na Internet. Os alunos ouvintes serão selecionados de acordo com a ordem de inscrição, até o preenchimento do número total de vagas.

O Encontro Internacional de Performance Histórica é um evento bienal que integra a série de Encontros Internacionais do Conservatório de Tatuí e reúne atividades pedagógicas e artísticas. O evento conta com masterclasses de instrumentos e música de câmara, palestras, recitais, prática de orquestra e concertos de professores e músicos convidados.

Os interessados podem participar das atividades pedagógicas desde que devidamente inscrito. Interessados poderão inscrever-se após o dia 10 de agosto, porém, nestes casos, a taxa de inscrição será de R$ 50. As aulas são ministradas por especialistas de destaque no meio artístico e acadêmico nacional ou internacional. Os concertos e recitais são abertos ao público.

Área de Performance Histórica
A área de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí conta atualmente com os cursos de Flauta Doce, Cravo e Fortepiano, sendo este último, o único curso oferecido no Brasil. Os alunos são admitidos após a aprovação em teste realizado por uma banca especializada.

Além das disciplinas comuns a todos os cursos, a área de Performance Histórica oferece as disciplinas de Música de Câmara, Baixo Contínuo e Prática de Conjunto.
A área conta também com o Grupo de Performance Histórica que vem desenvolvendo um trabalho de interpretação historicamente orientada.

Para as aulas, assim como para estudo dos alunos, são disponibilizados os seguintes instrumentos: dois cravos franceses de dois manuais, um cravo italiano de um manual, uma espineta inglesa, um cloavicórdio e um fortepiano vienense de cinco oitavas.

Eventos são oferecidos durante o ano, tais como: palestras, concurso interno, master classes, audições de alunos e, bienalmente, o encontro internacional de performance histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário