domingo, 7 de agosto de 2011

Vera Holtz na feira literária de São Bernardo

Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC

Mesmo com o movimento ainda discreto, quem passou ontem pela 1ª Feira Literária de São Bernardo notou que a maioria dos visitantes não era mais de turmas uniformizadas. O evento continua recebendo crianças, mas agora acompanhadas pelos pais, tios e avós, que apostam no incentivo à leitura desde cedo.

"Depende muito da educação que se tem em casa", disse o gerente de vendas, Jordão Franscisco, 36 anos, pai de Valentina, 3, e Heitor, 2. Ele e a esposa fazem questão de ler histórias aos filhos. A mãe, a professora Mariana Francisco, 31, logo tratou de levá-los à biblioteca especial para bebês. "Eles podem até tocar no livro. Isso é ótimo."

Na casa da professora Roberta Marini, 35, há inclusive uma minibiblioteca, onde os filhos Juan, 7, e Iker, 4, se divertem. "Os meus livros favoritos são os de bichos e dinossauros", disse o mais velho. Já a coleção da vendedora Fabiana Andrade, 27, é antiga. "Minha mãe sempre teve vários livros e agora disponibilizo isso para a minha filha." Carolina, 4, adora histórias de princesas.

A previsão de que a Felit receberia mais famílias no fim de semana foi feita pela secretária geral do evento, Elisabeth Serra. "É bonito ver pais e filhos trocando livros e aproveitando o espaço. Tudo foi feito para que o clima seja mesmo de leitura", explicou.

O silêncio da Felit é quebrado apenas pelas contações de histórias e leituras de obras. De longe, era possível identificar uma voz conhecida da televisão durante as atividades de ontem. A atriz Vera Holtz deu vida às histórias de Bartolomeu Campos de Queirós, que aproveitou a Felit para lançar o livro Vermelho Amargo, que conta como foi a infância do autor.

Vera contou que se apaixonou pelas histórias de Bartolomeu assim que as leu pela primeira vez. "Tem poesia, filosofia, generosidade e falam muito de família. Também é bacana a quantidade de ilustradores que participam. O conjunto fica lindo", comentou Vera. Para Bartolomeu, foi uma honra tê-la como narradora e é sempre bom participar de feiras como a Felit. "Tudo o que divulga a leitura é importante."

Nenhum comentário:

Postar um comentário