terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tatuí recebe artista e duas obras inéditas suas em exposição

Uma grande brincadeira misturando os símbolos indígenas e as lembranças de um menino. “Bichos da Amazônia” do artista plástico, escultor e focalizador de danças circulares amazônicas Guataçara Monteiro estará em exposição no Centro de Cultura Municipal (Praça Martinho Guedes nº 12, Centro), de 7 a 27 de outubro das 10 às 17, através da Secretaria da Cultura com duas obras inéditas, a tela “Tatu de Tatuí” e a escultura “Tatu Balsa”.

O artista, natural do Pará, na infância fazia pipas para vender e ajudar com as despesas de casa, na adolescência, ele, com o mesmo objetivo, passou a trabalhar com recorte e cola. Em 2000, iniciou suas pesquisas sobre a cultura de sua região, a Amazônia, e passou a criar sua própria identidade agregando valor às suas obras através dos símbolos contidos nas cerâmicas antigas, produções indígenas deixadas como patrimônio cultural ao Pará.

Produzida em 2008, sua exposição já percorreu cinco cidades (São Paulo, Guaratinguetá, São José dos Campos e Suzano) e chega a Tatuí integrando a 5ª Semana Municipal da Educação Ambiental. A semana contará com a presença do artista que vem realizar duas atividades, uma oficina com professores da rede pública sobre sua exposição e uma ligada às danças circulares, com as quais ele trabalha desde 2003, quando em São Paulo, percebeu a falta de trabalho com danças nativas.


Do jornal Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário