quinta-feira, 6 de junho de 2019

Prefeitura e Casa de Apoio buscam moradores de rua para retirá-los do frio

Quem encontrar pessoas em situação de rua buscando abrigo, deve entrar em contato com a Guarda Civil pelo número 199, que funciona 24 horas.



A Prefeitura de Tatuí, com a colaboração da Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José, está intensificando, nas noites deste período de inverno, o Serviço Especializado em Abordagem Social, direcionado a pessoas em situação de rua no município.

Durante as últimas noites, em que os termômetros têm registrado baixas temperaturas, a equipe do CREAS tem saído pelas ruas de Tatuí para abordar pessoas em situação de rua, com o objetivo de encaminhá-las ao serviço de acolhimento. Quando há consentimento por parte dessas pessoas, a equipe as leva até o serviço de acolhimento, para que possam se alimentar, realizar a higiene pessoal e dormir até o amanhecer, para que não fiquem expostas ao frio.

Quando a equipe não consegue convencer essas pessoas a aceitarem a ajuda oferecida, eles retornam nas noites seguintes, de modo que, gradativamente, obtenham a confiança das pessoas em situação de rua, fazendo com que elas aceitem serem incluídas no serviço.

No início da atual gestão, em janeiro de 2017, haviam 37 pessoas em situação de rua em Tatuí. Essas pessoas perambulavam pelas ruas e se concentravam em lugares como o Mercado Municipal, posto de combustível desativado às margens da SP-127, rodoviária, próximo ao Asilo e ao Velório Municipal, em frente a uma loja de móveis no início da Rua XI de Agosto, na Praça da Matriz, na Praça Santa Cruz, próximo a uma farmácia do Bairro Quatrocentos e na Estação Ferroviária.

O último levantamento registrou uma diminuição significativa no número de pessoas em situação de rua na cidade, que baixou de 37 para 25, ou seja, 12 pessoas que aceitaram a ajuda oferecida foram beneficiadas e deixaram de perambular pelas ruas de Tatuí nesse período.

Vale ressaltar que a população em situação de rua é informalmente confundida com usuários de álcool, que formam laços de amizade com as pessoas em situação de rua, o que faz com que sejam confundidos com as pessoas que de fato estão em situação de rua.

“Quando se fala em pessoas em situação de rua, é importante ter em mente que cada uma dessas pessoas possui uma realidade diferente, e que na maioria das vezes elas têm em comum situações como a condição de pobreza absoluta, geralmente causada por vínculos interrompidos ou fragilizados entre os familiares ou com sua comunidade de origem, fazendo com que essas pessoas optem por encontrar, nas ruas, moradia e sustento, temporariamente ou de maneira definitiva”, explica o gestor municipal da Assistência Social, Edmar Pereira.

Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no ano de 2015, mostra que o Brasil não conta com dados oficiais sobre a população em situação de rua, o que prejudica a implementação de políticas públicas voltadas a estas pessoas. No entanto, estima-se que existam mais de 100 mil pessoas em situação de rua no país, e deste total, 77,02% habitam em municípios com mais de 100 mil habitantes.

Devido ao fato de que a cidade de Tatuí está situada próximo a grandes centros urbanos, como Sorocaba, Campinas e São Paulo, e também por ser margeada por duas importantes rodovias paulistas, Castello Branco e Raposo Tavares, o fluxo migratório de pessoas em situação de rua é alto.

Contudo, a Prefeitura de Tatuí tem promovido diversas ações com o intuito de oferecer ajuda às pessoas em situação de rua. Entre essas ações está a atividade de abordagem social, em que a equipe busca promover a acolhida, através do diálogo. Também é feito o apoio socioassistencial com psicólogos e assistentes sociais, que analisam as demandas dos usuários, promovem a orientação individual e grupal, visando oportunizar a construção de novos projetos de vida, além de encaminhamentos a outras políticas públicas, como atendimento de saúde, provisão de documentação civil, entre outros serviços.

Outra ação oferecida a essas pessoas é a possibilidade de pernoitar na Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José, organização da sociedade civil, conveniada com o município. Neste serviço também é disponibilizado um atendimento assistencial, visando a superação das vulnerabilidades, acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação civil, além de disponibilizar endereço institucional para utilização, como referência do usuário.

Outra medida existente é a alimentação do Sistema de Registro dos Dados de Pessoas em Situação de Rua, bem como o encaminhamento para sua cidade de origem, quando há interesse por parte do usuário.

Entre a população que está em situação de rua e migrando para outras cidades, há registros de que o serviço da Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José atenda, em média, de 7 a 10 pessoas por dia, totalizando entre 210 e 300 pessoas por mês.

Como ajudar

Durante à noite, especialmente nesta época de frio, quem encontrar pessoas em situação de rua buscando abrigo, deve entrar em contato com a Guarda Civil Municipal, ligando para o número 199, que funciona 24 horas. Quem preferir, também pode entrar em contato com o serviço de Busca Ativa da Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José, ligando para o telefone (15) 3305-3895, que está à disposição da população até às 23h.

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social orienta a população de Tatuí a não dar esmolas, para que o dinheiro não seja utilizado na compra de bebidas alcoólicas e drogas, dificultando o trabalho da equipe da Assistência Social.

Quem se deparar com pessoas pedindo esmolas pelas ruas de Tatuí, pode procurar a equipe do CREAS, que está situado na Rua 13 de Fevereiro, nº 396, Centro. O telefone para contato é o (15) 3259-0704. O atendimento, presencial ou por telefone, é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Além do CREAS, a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José também está à disposição dos munícipes que queiram relatar casos de pessoas pedindo esmolas nas ruas. A Casa de Apoio está localizada na Rua José Rosa, nº 46, Jardim Wanderley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário