terça-feira, 4 de junho de 2019

Banda de Cananeia se apresenta no CEU das Artes às 14h de sexta-feira

Banda "Maestro João Gonçalves de Araújo" tem um caráter formativo, composto por 30 jovens cananeienses, de 10 a 18 anos de idade.

O Centro de Artes e Esportes Unificados de Tatuí, o CEU das Artes, receberá, nesta sexta-feira (07/06), às 14h, o concerto “A Música e Seus Ilustres”, com a Banda “Maestro João Gonçalves de Araújo”, que foi agraciada pelo edital Proac nº 23/2018 - Bandas Marciais e Fanfarras, e que vem fazendo apresentações por todo o Estado de São Paulo.

Na história musical da cidade de Cananeia, no Vale do Ribeira, desde a década de 1930, já existiam grupos de músicos. João Gonçalves de Araújo foi um dos músicos autodidatas dessa época, e que preservaram o ensino da música na cidade, deixando um legado de músicos, atualmente idosos, que guardam em suas memórias uma rica história de momentos memoráveis.

A Banda “Maestro João Gonçalves de Araújo” tem um caráter formativo, composto por 30 jovens cananeienses, de 10 a 18 anos de idade, que recebem aulas de música e fazem parte do corpo musical. Muitos desses jovens são bisnetos dos fundadores da Banda, e dão continuidade à história musical da mesma.

Além de seguir com o objetivo de continuar com a rica e bela história da Banda na cidade de Cananeia, a corporação tem os objetivos de despertar nos jovens o interesse pela música, o desenvolvimento de suas competências e habilidades, a socialização e sua integração no meio cultural. Os jovens integrantes da Banda também atendem ao requisito de “situação de vulnerabilidade social”, colaborando com a formação em valores positivos para eles e para a comunidade em que vivem.

A Banda conta com o apoio integral da Associação Amigos da Banda de Cananeia (AABC), que surgiu em 2012, através da parceria de um grupo de amigos estimulados para realizar ações em prol da cultura musical no município. A associação visa facilitar o acesso a recursos materiais, culturais e musicais pelos cidadãos cananeienses, bem como apoiar os trabalhos da Banda “Maestro João Gonçalves de Araújo”, além de contribuir para a realização de trabalhos socioculturais para crianças e adolescentes do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário