sexta-feira, 14 de junho de 2019

Apae de Tatuí arrecada tampas plásticas para ensinar sustentabilidade aos alunos

'Tampinha Legal' também serve reunir recursos para projetos da instituição; em um ano, foram arrecadados 10 sacos com tampinhas.

Por G1 Itapetininga e Região, com edição do DT

Projeto da Apae recolhe tampas e ação garante sustentabilidade — Foto: Reprodução/TV TEM

14/06/2019 | Com o objetivo de ensinar sustentabilidade e reunir recursos para dar continuidade a projetos, alunos e professores da Apae de Tatuí estão arrecadando materiais recicláveis.

Dentre os produtos, estão as tampinhas plásticas que, segundo a assistente social Daliane Araújo Miranda, também servem como forma de aprendizado aos alunos.

“Além da questão da consciência sobre o meio ambiente e destino correto do plástico, utilizamos este momento como forma de aprendizado para eles. O material é reutilizado em outros produtos”, afirma.

Tampas de garrafas são utilizadas para aprendizado de alunos da Apae de Tatuí

O “Tampinha Legal” foi criado como uma maneira de incentivar doações, pensar no ambiente natural e transmitir conhecimento. Por mês são recebidos em média 6 quilos de tampinhas além de outros produtos.

Parte das doações é feita por uma escola particular. De tampinha em tampinha, cada um ajuda um pouco a entidade.

“O incentivo é feito com crianças de maneira prática, mostrando o quanto podemos cuidar com pequenas ações. Cada faixa etária recebe um incentivo diferente, dentro da proposta a criançada se animou, questionou e trabalhamos toda a estrutura da importância de coletar e reutilizar. Todas as perguntas e curiosidades dos alunos trouxeram respostas e transformamos o incentivo”, explica a coordenadora pedagógica Erika Fagundes.

Projeto da Apae de Tatuí (SP) que recolhe tampinhas ajuda no desenvolvimento da unidade e dos alunos — Foto: Reprodução/TV TEM

Em um ano, foram arrecadados 10 sacos com tampinhas plásticas, mas a quantidade não é suficiente para que a venda do material seja feita. Para isso, é necessário juntar uma tonelada e meia, o que corresponde a 300 sacos de tampas.

“Temos 20 atividades relacionadas à cozinha, artesanato, esportes e artes plásticas. O recurso pode ajudar na manutenção da instituição e na compra dos materiais para realização das oficinas. Quanto mais envolvimento da população e escolas, melhor para a gente e para o meio ambiente”, diz Daliane.

Para colaborar com a ação, é necessário reunir tampas plásticas de qualquer tipo. O prazo para que escolas se inscrevam no projeto termina neste mês. Informações podem ser obtidas no telefone (15) 99612-9182.

Apae de Tatuí (SP) participa de projeto de sustentabilidade — Foto: Reprodução/TV TEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário