terça-feira, 19 de março de 2019

Veja as ações programadas para comemorar o Dia Mundial da Água em Tatuí

Ontem, 18, aconteceu a recuperação de nascente no bairro Boa Vista, próxima ao Jardim Gramado, que abastece o Ribeirão Passa Três, afluente do Rio Sarapuí.

Neste ano, para comemorar o Dia Mundial da Água (22/03), a Prefeitura de Tatuí terá ações de conscientização e preservação locais e intermunicipais, ambas organizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

As ações locais serão palestras realizadas pelo Setor de Educação Ambiental nas escolas da Rede Municipal de Ensino sobre 'Preservação de Nascente' e 'Estação de Tratamento de Esgoto'. Elas acontecerão na quinzena em comemoração ao Dia da Água. "As pré-escolas municipais não ficarão de fora neste ano. Três delas estarão recebendo uma contação de histórias sobre a preservação deste bem precioso que é a água", explica a supervisora do Setor de Educação Ambiental, Karina Camargo de Sousa.

Ela conta que foi firmada, também, uma parceria com o Setor de Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, onde no dia seguinte a cada palestra, os técnicos do Setor visitarão as escolas participantes e farão palestras sobre os cuidados que todos devem ter com a água parada, afim de evitar a proliferação das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Com relação as ações intermunicipais elas serão apoiadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, com a participação dos seguintes municípios: Tatuí, Iperó, Botucatu, Ibiúna, Quadra, Itu, Votorantim, São Roque, Sorocaba, Mairinque, Porto Feliz, Boituva, Piedade, Bofete, Salto de Pirapora, Cabreúva e Capela do Alto.

Para tanto, no Dia Mundial da Água (22/03), sexta-feira, às 9h, acontecerá o plantio de 400 mudas de espécies nativas na Praça Mário Coscia, situada no Jardim XI de Agosto. Esse plantio visa a recuperação da mata ciliar às margens do Ribeirão do Manduca e contará com a presença dos integrantes do projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí.

Outra ação intermunicipal já aconteceu nesta segunda-feira, 18: a recuperação da nascente situada no bairro Boa Vista, próxima ao Jardim Gramado, que abastece o Ribeirão Passa Três, afluente do Rio Sarapuí.

Também, em parceria com a Sabesp, serão feitas visitas monitoradas na Estação de Tratamento de Água (ETA) nos dias 19, 20 e 21 de março, para os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental da EMEF "Profª. Maria Eli da Silva Camargo, para a conscientização a respeito da qualidade da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário