sexta-feira, 15 de março de 2019

Secretário de Turismo quer canal de diálogo entre Comtur, Prefeitura e Câmara

Conselheiro quer maior participação da sociedade nas discussões de planos municipais.



15/03/2019 | O Conselho Municipal de Turismo - COMTUR - de Tatuí se reuniu nesta terça-feira (12/03), no Centro Cultural, para a terceira reunião ordinária deste ano. O assunto principal foram as diretrizes do segmento turístico que deverão constar na atualização do Plano Diretor do município, que está tramitando na Câmara de Vereadores.

O secretário municipal de Turismo, Cassiano Sinisgalli, explicou que vem conversando diretamente com a secretária municipal de Planejamento e Gestão Pública, Juliana Rossetto Leomil Mantovani, a fim de criar um canal de diálogo entre o COMTUR, a Prefeitura e a Câmara Municipal para concretizar as expectativas do trade turístico local em relação a atualização do Plano Diretor.

Na sequência, o conselheiro e professor Luís Antônio Galhego Fernandes abordou a importância da participação da sociedade e dos Conselhos Municipais na construção e atualização dos Planos Municipais, tais como: Plano Diretor, de Cultura, de Turismo, de Meio Ambiente, entre outras temáticas municipais.

Aberta a palavra livre, os motoristas de aplicativos presentes na reunião informaram que estão mantendo contato direto com os turistas que ficam hospedados em Tatuí e que muitos pedem para ir em alguns pontos turísticos da cidade, entre eles as docerias, o Museu Paulo Setúbal, o Parque Maria Tuca, o Aeroclube de Planadores, o Centro Hípico, o Alambique, o Centro Histórico da Fábrica São Martinho e o Conservatório de Tatuí.

Por fim, os conselheiros falaram sobre as várias possibilidades e benefícios que o turismo pode agregar ao município, uma vez que a Prefeitura de Tatuí e o COMTUR vem pleiteando para que a cidade possa ser promovida a Estância Turística do Estado de São Paulo, devido à sua vocação de turismo cultural, rural e gastronômico. "Com isso, aumentariam os recursos estaduais em prol do desenvolvimento turístico local", explica o secretário Cassiano Sinisgalli.

As reuniões de todos os conselhos municipais são abertos ao público. O cidadão tem o direito de ouvir e de opinar. Os conselheiros têm a prerrogativa de votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário