terça-feira, 12 de março de 2019

Regional de Choro toca no Coreto da Praça no sábado, 16

Apresentação começa às 11 horas, como todas do projeto Música na Praça



A Prefeitura de Tatuí realizará no sábado (16/03), às 11h, na Praça da Matriz, a abertura da temporada 2019 do projeto Música na Praça, com apresentação do M. Medeiros Grupo Regional de Choro, de Tatuí, coordenado por Mário Medeiros e formado por Francisco Pacheco, no cavaquinho; Dorival Roseiro, no violão de sete cordas; Luís Marcos Caldana, na percussão; Robson "Bob" Moraes, na percussão e Mário Medeiros, na flauta transversal e piccolo.

Composto por amigos de longa data, o grupo se reúne em apresentações e rodas de choro desde 2010.  Foi quando, a convite do professor César Vivanco, do Conservatório Nacional de Lima, no Peru, onde Medeiros participou diversas vezes com música clássica, surgiu a ideia de colocar o choro no programa do então "XXV Festival Internacional de Flautistas de Lima - Bodas de Prata". Sendo assim, Medeiros organizou o programa juntamente com o Pacheco para apresentar um show que contasse a história do choro através dos seus principais compositores e protagonistas. Dessa forma, surgiu a primeira formação do M. Medeiros Grupo Regional de Choro, que contava com o quarteto: Mário Medeiros na flauta, Pacheco no cavaquinho, Roseiro no violão de sete cordas e Carlos Alberto de Campos no pandeiro.

Com o passar dos anos e apresentando-se com um repertório mais diversificado, agregou-se em substituição ao pandeiro, a percussão, com a presença dos professores do Conservatório de Tatuí - Caldana e Bob -, enriquecendo o ritmo com novos instrumentos.

O propósito do grupo é difundir e manter as tradições do gênero Seresta e Choro, além de atingir o público diversificado com Sambas de Raiz, Ritmos Latinos e outros, apresentando o melhor da música nacional e internacional. Os arranjos são, na sua maioria, de autoria do Pacheco, ex-integrante do Super Som TA, bem como algumas composições dele e do Roseiro. "Podemos concluir que o objetivo do grupo é divertir e agradar os amigos e o público com boa música. Nos apresentamos, regularmente, na Praça de Tatuí, e é motivo de orgulho para nós levar o nome da Capital da Música a outros municípios onde nos apresentamos", destaca Medeiros.

O projeto Música na Praça é organizado pela Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário