sábado, 16 de março de 2019

Câmara aprova projeto da Semana do Autismo



Na terça-feira, dia 12 de março, em sessão extraordinária, realizada após o término da sessão semanal, os vereadores aprovaram um projeto de lei de autoria dos parlamentares Rodnei Rocha (PTB) e Alexandre de Jesus Bossolan (PSDB), que institui em Tatuí a “Semana Municipal de Conscientização do Autismo”, a ser comemorada anualmente, a partir do dia 2 de abril, e que passa a integrar o calendário oficial de eventos da cidade. 

A data de 2 de abril é reconhecida pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) como “Dia Mundial do Autismo”. Na justificativa do projeto, os autores ressaltam que as atividades a serem realizadas durante a semana terão como objetivo “conscientizar não apenas profissionais da saúde e educação, mas também os pais das crianças com risco, que de forma geral desconhecem completamente o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. 

O texto esclarece também que “o autismo é considerado uma disfunção global do desenvolvimento, uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento. Muitos são os mitos em referência ao autismo, e portanto, este projeto visa a divulgação e conscientização em relação a este distúrbio para a população”. 

Homenagens

Nesta mesma sessão, foi aprovado projeto de lei de autoria do vereador Alexandre Grandino Teles (PSDB), que denomina de “Onivaldo Vieira – Cafu” a Rua 3 do Loteamento Residencial Jardim São Conrado II, em Tatuí. Onivaldo “Cafu” trabalhava na Prefeitura desde 1995, e antes de seu falecimento, em novembro de 2017, era motorista de gabinete da atual prefeita municipal. Na justificativa, o vereador lembra que Cafu “era uma pessoa simples, companheira, bom pai, amigo, bom filho e funcionário exemplar, pronto a ajudar quem dele precisava”. 

A sessão foi marcada também pela entrega de moções a integrantes do Movimento Familiar Cristão (MFC) de Tatuí, em razão de seus 54 anos de atividades na cidade. Também foram entregues moções para policiais militares, pelos serviços prestados à comunidade no cumprimento de seus deveres. A capitã PM Bruna Carolina dos Santos Martins, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Tatuí, acompanhou a entrega e elogiou, na tribuna, o trabalho dos policiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário