domingo, 10 de fevereiro de 2019

Construção civil é o setor que mais abriu vagas de emprego em Tatuí, aponta Caged

De acordo com o órgão, o setor da construção civil contratou mais do que demitiu em 2018. Boituva e Cerquilho também registraram saldo positivo.


Por G1 Itapetininga e Região, com edição do DT

10/02/2019 | A área da construção civil é o setor que mais abriu vagas em 2018 na região de Tatuí, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com o Caged, em Tatuí o saldo foi de 253 contratações. Com isso, segundo o órgão, o setor ajudou a cidade a registrar uma evolução no mercado de trabalho, pois em 2017 o saldo de vagas tinha sido -658.

Bruna Luiza de Oliveira, por exemplo, é auxiliar administrativa e conta que foi contratada no escritório de arquitetura, em Tatuí. Ela começou há quase quatro meses, mas antes disso, ficou desempregada por mais de dois meses.

“É complicado ficar só em casa. A gente fica mandando currículo, não tem oportunidade e precisa ficar procurando. Fica apertado e é preciso diminuir bastante coisa nas compras, como supermercado, gasolina e a energia da casa”, diz.

Ela também afirma que o marido precisou tomar conta da parte financeira. Porém, agora que tem carteira assinada, está mais tranquila. “Bem melhor, principalmente agora que estou grávida. Tem bastante gasto”, afirma.

O responsável pela contratação foi o arquiteto Rafael Christen, que aumentou o quadro de funcionários da empresa. O planejamento para 2019, segundo ele, é crescer ainda mais.

“A demanda veio vindo e com mais serviço a gente acaba tendo que contratar mais pessoas para não atrasar serviço. Para ter prazo também pela concorrência. Então, vamos ter que contratar mais pessoas, sim”, explica.

Cerquilho (SP) também registrou bons resultados. De um saldo negativo em 2017, foi pra 158 em 2018.

Boituva (SP) também fechou o ano passado no azul, mas bem menos do que em 2017. O saldo que era de 1764 foi pra 328.

Construção civil é o setor que mais abriu vagas em 2018 na região de Tatuí — Foto: Reprodução/TV TEM

Já em Itapetininga, em 2018 houve mais demissões do que contratações, sendo 18 no ano passado. Em 2017, foram -282. A secretária de trabalho de Itapetininga, Walkyria Tavares, avalia os números de forma positiva.

“Estamos otimistas já que esse número significa quase 100% de recuperação. Estamos com 3 ou 4 empresas se instalando de imediato no município. Então, até o final do ano teremos muitas novidades. Essas empresas vão gerar vagas importantes no município”, diz.

Ela comenta também que o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Itapetininga costuma oferecer aproximadamente 50 vagas por dia, e que o foco para sair do saldo negativo este ano é a qualificação.

“Todo mês a gente tem parceiros para fazer a qualificação. A gente procura através do time de emprego levar trabalho de excelência. Ensinar as pessoas a se relacionar e como pedir seu primeiro emprego. Temos várias condições para ajudá-los”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário