sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Alunos de Tatuí são premiados no programa Futuros Cientistas

Alunos de Tatuí prestigiaram o Encontro Regional do Programa Futuro Cientista, em Sorocaba



20/02/2019 | No último sábado (16/02), no campus Sorocaba da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), vários alunos da Escolas de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação da Prefeitura de Tatuí foram premiados no Encontro Regional do Programa Futuro Cientista. Esse Programa é fruto de um convênio entre a Prefeitura e a UFSCar Sorocaba.

Eles foram escolhidos entre 33 grupos finalistas, que estavam no Encontro com seus projetos de pesquisa para exposição. Os temas eram bem variados, distribuídos em três áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas.

Na Categoria Clube de Ciências, Área de Ciências Humanas, o clube vencedor foi o Not Depression Teenager (NDT), com "Depressão no Âmbito Escolar", da EMEF "Profª. Ligia Vieira de Camargo Del Fiol", formado pelas alunas Ana Claudia Nogueira de Oliveira, Ana Paula Nogueira de Oliveira, Aline Fátima de Lima e Giovana Trindade.

Na Área de Ciências Exatas, o 1º lugar também foi para Tatuí, com o projeto "Como a Lâmpada foi Criada?", da aluna Danielle Matos Pereira, da EMEF "Prof. Alan Alves de Araújo".

Na Área de Ciências Biológicas, Tatuí conquistou o 2º lugar com o clube Combatentes, com "Febre Amarela", formado pelos alunos da EMEF "Profª. Ligia Vieira de Camargo Del Fiol": Fernando Miguel Souto Júnior, Rebeca de Arruda Coritiba, Thalya Naomi Hoshino Camargo e João Vitor Dantas Simão.

Na Categoria Concurso Literário foram destaques: 1º lugar, Ensino Fundamental 2, aluna Julia Santos Viana, do Núcleo de Educação Básica Municipal "Ayrton Senna da Silva" (Nebam); 1º lugar Ensino Médio, aluna Raquel de Paula Rodrigues de Souza, da ETEC Sales Gomes; e 2º lugar Ensino Fundamental 2, aluna Luana Almeida Martins, da EMEF "Profª Maria Helena Machado".

Além disso, os melhores alunos da Maratona do Conhecimento de cada escola de Tatuí participante do Programa Futuro Cientista receberam uma medalha. São eles: Ana Claudia Nogueira de Oliveira, da EMEF "Profª Ligia Vieira de Camargo Del Fiol"; Danielle Matos Pereira, da EMEF "Prof. Alan Alves de Araújo"; Lavínia Maria Batista, da EMEF "Profª Maria Helena Machado"; e Julia Santos Viana, do Núcleo de Educação Básica Municipal "Ayrton Senna da Silva" (Nebam).

O encontro regional

Cerca de 600 alunos e cerca de 70 acompanhantes, entre eles professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola e representantes da Secretaria da Educação dos municípios de Tatuí, Anhembi, Araçoiaba da Serra, Iperó, Capão Bonito, Cesário Lange, Pilar do Sul e Salto de Pirapora estavam presentes no Encontro Regional do Programa Futuro Cientista.

No começo do Encontro os alunos foram divididos em grupos e receberam fitinhas com cores que indicavam a qual turma eles pertenciam. Essas turmas foram definidas a partir do tema da pesquisa deles durante o ano e indicavam quais os minicursos que eles realizariam. "Tivemos 14 minicursos de diversas áreas. Por exemplo, para os alunos do Ensino Fundamental 2, Astronomia, Química, Física, Ecologia, Psicologia, entre outros. Uma conversa sobre vestibulares com os alunos do Ensino Médio e gincana com brincadeiras para os alunos de 5º ano", explica a coordenadora do Programa "Futuro Cientista" em Tatuí, Andressa Ribeiro Leite.

Todos os alunos, de acordo com Andressa, participaram de dois minicursos, um antes do almoço e outro depois, e, logo em seguida, aconteceu a cerimônia de premiação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário