sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Alunos de Iperó também são premiados no programa ‘Futuros Cientistas’

Programa busca encontrar, na educação pública, jovens talentos para a ciência 


Estudantes iperoenses de escolas municipais também participaram, na sexta-feira (16), do Encontro Regional de Futuros Cientistas, no Campus da UFSCar de Sorocaba; os alunos obtiveram um ótimo desempenho nas atividades propostas pelo programa e garantiram prêmios em diversas categorias. 

No ‘Clube de Ciências’, onde os participantes precisavam apresentar projetos em uma das três áreas do conhecimento, as alunas do 8°ano, da escola Profª Zilma Thides de Mello, Iris Victória Costa Bezerra, Juliana Rodrigues de Lima e Mariana Gomes, ganharam o segundo lugar em Ciências Humanas com o tema “Bullying e Cyberbullying”. O terceiro lugar também ficou para Iperó, com as alunas Ana Julia Alves, Danielli Modesto de Oliveira, Lívia Joji Silvério e Miriã Oliveira Vieira, do 7° ano da Escola Dona Elisa Moreira dos Santos; as garotas abordaram o nazismo. 

Na categoria das Ciências Exatas, os alunos da Escola Elisa, Caio José Soares, Lauren Lopes Mazulquim, Lauriany Santana Alves, do 7° ano e Otávio André Martinez, do 6°ano, conquistaram o 3° lugar com o tema “Buraco Negro”. Já nas Ciências Biológicas, os jovens do 8° ano, Caique da Silva Vieira, Débora Cristina Correa De Lara, Felipe De Britto Lima, Thayana Lima da Silva e Vitória Carolina Lima Trindade, da escola Zilma, apresentaram um trabalho sobre reciclagem e alcançaram o 1° lugar na categoria. 

A estudante Juliana Rodrigues de Lima, da Escola Profª Zilma Thibes de Mello, também conquistou o primeiro lugar no ‘Concurso Literário’ do programa, com a produção de uma narrativa de aventura. Além do melhor aluno, a categoria contempla a melhor escola; e quem recebeu o troféu de primeiro lugar pelo trabalho com a literatura, foi a Escola Profª Henory de Campos Góes. 

O programa também conta com a premiação ‘Maratona do Conhecimento’, que gratifica os alunos que obtiveram a maior média em provas realizadas nos dois semestres do ano. A categoria é dividida por ano escolar, e a estudante iperoense Giovanna Lidiane Florentino de Miranda foi a vencedora no Ensino Médio. Dentre as escolas do município, a Escola Elisa atingiu o maior desempenho da Maratona com a aluna Lívia Joji Silvério. 

A Secretária de Educação, Andreia Aparecida Arato Camargo, comemora o desempenho no programa, “Fico muito feliz de saber que estamos no caminho certo. Parabéns às escolas e a todos os alunos que participaram do Futuros Cientistas. Vamos continuar trabalhando por resultados tão magníficos quanto esses”. 

O Encontro reuniu mais de 600 alunos de diversas escolas do interior de São Paulo. Além da premiação, os estudantes iperoenses das escolas Henory, Elisa, Roque Ayres, Visconde e Zilma, também participaram de minicursos disponibilizados; os temas iam de Astronomia, Física, Química e Ecologia até aprendizagens da área de Psicologia. 

“Vemos no programa Futuros Cientistas, uma ótima abertura de experiência educacional para os alunos. Isso porque é de extrema importância que nossos jovens tenham contato com o meio universitário e sejam estimulados a se interessar cada vez mais pelos estudos. Selamos essa parceria no ano de 2014 e, desde então, as escolas e os estudantes do município vêm colhendo bons frutos”, diz o prefeito, Vanderlei Polizeli. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário