terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Vereadores querem dar posse à vice-prefeita após prefeito 'sumir' por 30 dias em Boituva

Segundo os parlamentares, a dificuldade em notificar o prefeito Fernando Lopes (PSDB), investigado em duas comissões, levantou a suspeita de que ele não estaria cumprindo os compromissos.

Prefeito de Boituva Fernando Lopes — Foto: Reprodução/TV TEM

Por Adolfo Lima e Claudia Prates, TV TEM

15/01/2019 | Vereadores de Boituva (SP) afirmam que pretendem dar posse à vice-prefeita Maria Nasará da Guia Azevedo (PC do B) caso o prefeito Fernando Lopes da Silva (PSDB) não seja encontrado até esta quarta-feira (16) para ser notificado sobre duas Comissões Processantes que foram abertas na Câmara e podem cassar seu mandato.

Segundo os parlamentares, a dificuldade em notificar o prefeito, investigado em duas comissões instauradas em 2018, levantou a suspeita de que ele não estaria cumprindo os compromissos no Executivo. Com isso, eles pretendem dar posse temporária para a vice em uma sessão solene.

O presidente da Câmara, Pedro Teodoro Filho (PROS), afirma que existem outros elementos que aumentam a suspeita de que o prefeito teria se afastado sem aviso prévio.

"Fomos várias vezes na prefeitura em várias datas desde o dia 12 de dezembro. Realmente, sempre a informação era que não estava. Se ele vai ficar fora mais de 15 dias deve dar ciência e empossar o vice. Um dos nossos vereadores foi verificar documentos e contratos, e verificou que não teve despacho e assinatura em vários", afirma.

"Ele encontrou contratos com datas de dezembro e janeiro sem assinatura, e constatou que empresas desses contratos já estão prestando serviço. Olha o perigo. Como presidente, entramos em contato com cartório e lavramos uma ata dando ciência que a secretária do prefeito sabia que ele não se encontra na casa", ressaltou.

Câmara de Vereadores de Boituva suspeita que prefeito não trabalhou por 30 dias — Foto: Reprodução/TV TEM

A reportagem da TV TEM foi até a prefeitura para saber se o prefeito estava no prédio, mas a informação foi de que ele não estava no local nesta terça-feira (15).

Em nota, a prefeitura esclareceu que o prefeito despachou de seu gabinete no período da manhã desta terça-feira e seguiu para reuniões externas em cumprimento de agenda.

Ainda em nota, a prefeitura esclareceu que a programação de agenda para o mês de janeiro atende à necessidade de ratificação de pedidos e diversos andamentos de convênios já antes estabelecidos.

Segundo a assessoria de imprensa, o prefeito se dispõe a apresentar seu cronograma diário, caso haja necessidade, mas reitera que esteve em exercício de suas funções desde o primeiro dia útil do ano.

Procura

Durante uma audiência pública que discutiu a lei de orçamentária anual do município, realizada na tarde desta terça-feira (15), o secretário de Finanças Randal Bernardes Honório afirmou que fez o orçamento sem conversar diretamente com o prefeito.

Por quase três horas o secretário da Câmara e um vereador estiveram na prefeitura procurando documentos que tenham sido despachados recentemente.

Eles pediram imagens do circuito interno de segurança e conversaram com funcionários. Alguns disseram que não viram o prefeito nos últimos dias, já outros disseram que sim.

Ainda na prefeitura, o secretário da Câmara ligou para o prefeito e pediu que uma reunião fosse marcada para que as notificações da Comissão Processante sejam entregues a ele.

Investigação

Segundo a Câmara, a primeira CP que investiga o prefeito é da merenda escolar, que apura a contratação de uma empresa que não poderia prestar serviços ao poder público, com leitura do relatório final e votação prevista para o dia 21 de janeiro.

A segunda é a do lixo, que apura a contratação de uma empresa que está fazendo o serviço de limpeza na cidade com dispensa de licitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário