terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Tietê pinta as ruas de azul na tentativa de diminuir o calor

Secretaria do Meio Ambiente de Tietê afirma que o asfalto na cor azul deixa o ambiente com temperatura mais amena. Ideia é pintar ruas de outros bairros da cidade ainda este ano.

Ruas de Tietê foram pintadas de azul para diminuir a temperatura ambiente — Foto: Reprodução/TV TEM

Por G1 Itapetininga e Região, com edição do DT

21/01/2019 | A prefeitura de Tietê começou a pintar no início deste ano as ruas da cidade de azul. A medida foi tomada para diminuir a temperatura ambiente, já que o asfalto escuro absorve muita luz e calor.

O secretário de Meio Ambiente, George Nicolosi, explicou para a reportagem da TV TEM que estudos apontam que a cor azul reflete mais a luz, o que favorece a redução da temperatura do piso.

Segundo ele, com a diminuição do calor, os moradores podem reduzir o uso de ventiladores e ar-condicionado. “Você tem um ambiente com temperatura mais amena e vai demandar menos capacidade de resfriamento de um ar-condicionado, por exemplo, e vai consumir menos energia. Embora o branco absorva mais, ele tem uma particularidade de gerar muita luminosidade e causa transtorno visual. Azul favorece conforto visual e térmico”, afirma Nicolosi.

O secretário acredita que a economia nas contas de energia possa chegar a 10%.

Prefeitura de Tietê pinta ruas de azul para diminuir o calor na cidade

A pintura começou nas ruas do comércio em frente à Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo, de acordo com a prefeitura, é que o azul tome conta de outras vias.

O secretário percorreu a rua com a equipe de reportagem com um termômetro. No asfalto sem pintura a temperatura chegou a 54°C. Já na área com tinta azul o termômetro marcou 47°C.

“O Legislativo e o Executivo já tomaram conhecimento do material e confirmaram dar continuidade nisso. É uma prática que melhora o conforto da comunidade. A lata utilizada para fazer a pintura é de 18 litros e custou R$ 130”, afirma o secretário.

Cor azul no asfalto promete diminuir gasto com energia elétrica, diz secretário do Meio Ambiente de Piraju — Foto: Reprodução/TV TEM

De acordo com o engenheiro agrônomo e professor de meteorologia da UFSCar, Daniel Nassif, quanto mais próximo ao branco o ambiente fica menos aquecido.

“Quanto mais próximo do branco, menos aquecido o ambiente fica. Então, você tem essa relação de ganho de conforto técnico. É uma ideia interessante, usada em vários países da Europa, nos Estados Unidos, Japão", diz.

"Aqui no Brasil a gente consegue enxergar construções novas com telhados mais claros e com cores mais claras para conforto térmico e custo de energia mais baixo para resfriamento do imóvel”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário