Nosso Jornal Online

Tatuí, 


quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Campanha 'Janeiro Branco' mobiliza a sociedade em favor da Saúde Mental e Emocional

Mutirão dos psicólogos da Rede Municipal para atendimento da demanda na UBS Central acontece entre os dias 21 e 25 de janeiro.

"Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida"


"Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida". Com esse slogan, a Campanha Janeiro Branco, que está em sua 6ª edição, tem o intuito de mobilizar a sociedade em favor da Saúde Mental e Emocional com ações que serão realizadas em várias cidades do Brasil ao longo do mês de janeiro.

Em Tatuí, a Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Saúde e de Trabalho e Desenvolvimento Social, programou diversas atividades, que serão focadas em três pilares: Informação, Saúde e Conscientização.

Com relação a Informação será disponibilizado para a população um circuito de palestras. A palestra "O que envolve a saúde mental? Ampliando percepções de si, para também perceber o outro" será ministrada em quatro datas e locais diferentes: dia 15/01, terça-feira, às 14h, no CRAS Central; dia 25/01, sexta-feira, às 14h, no CRAS Sul; dia 28/01, segunda-feira, às 14h, no CRAS Norte; e dia 31/01, quinta-feira, às 14h, no CRAS Leste. Outro assunto abordado será "Quem cuida da mente, cuida da vida – Você cuida da sua saúde mental?, com duas datas distintas: dia 24/01, quinta-feira, às 14h, na ESF CDHU; e dia 31/01, quinta-feira, às 10h, na ESF Santa Rita. Já a palestra "As dimensões entre a saúde mental – Promoção e prevenção", será realizada no dia 25/01, sexta-feira, às 9h, na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Uma ação interna será feita com relação a Saúde, ou seja, um mutirão dos psicólogos da Rede Municipal para atendimento da demanda na Unidade Básica de Saúde Dr. Aniz Boneder, a UBS Central, entre os dias 21 e 25 de janeiro, das 8h às 17h.

Dinâmicas comunitárias farão parte das ações de Conscientização. No dia 23/01, quarta-feira, às 9h e às 14h, haverá uma dinâmica breve com os pacientes do Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEMEM). E, no dia 24/01, quinta-feira, das 9h às 10h, terá ginástica laboral na Praça da Matriz, com a participação do Projeto Caminhada Municipal e Setor de Corrida e Atletismo.

A campanha - Estudos apresentados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Ministério da Saúde indicam que o Brasil teve um crescimento das problemáticas relativas à Saúde Mental/Saúde Emocional. São altos os índices de violência (em domicílios, no trânsito ou em escolas), de criminalidade, de suicídios, de alcoolismo, de drogas, de depressão, de ansiedade, de preconceitos e de outros sintomas relativos a estilos de vida adoecidos e que colocam em risco o equilíbrio mental, comportamental, espiritual e emocional dos indivíduos e das instituições sociais.

O idealizador da Campanha "Janeiro Branco", psicólogo Leonardo Abrahão, explica que apesar da evidente necessidade de se colocar o assunto em pauta, muito pouco ainda se discute a respeito. "Pretendemos difundir um conceito ampliado de Saúde Mental/Saúde Emocional, como um estado de equilíbrio sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade. Escolhemos o mês de janeiro para a mobilização pois, em termos culturais e simbólicos, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos, e, a cor branca, pois, como em uma tela em branco, queremos incentivá-las a desenhar novas possibilidades em suas vidas", pontua Abrahão.

A campanha convida todos os cidadãos e profissionais das diversas áreas do conhecimento humano a se questionarem: como posso usar o que sei a favor da Saúde Mental/Saúde Emocional dos indivíduos? Como podemos favorecer a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, bem como o equilíbrio emocional, o sentido existencial e a harmonia social em todos os tipos de relações interpessoais que ocorrem em nossas vidas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário