Nosso Jornal Online

Tatuí, 

PUBLICIDADE

ANUNCIE AQUI

Peça já seu orçamento
e-mail para publicidade@diariodetatui.com

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Veja como foi o 1º Torneio Ana Mendes de Judô


Mais que um primeiro Torneio de Judô, a Academia de Judô Adriana Bento fez uma grande homenagem à judoca mais ilustre da cidade de Tatuí. Ana Mendes, judoca que faleceu em outubro de 2016, vítima de câncer, amiga e fonte de inspiração na modalidade para Adriana Bento e seus alunos e também de muitos judocas paulistas.

O evento foi realizado neste domingo, 20 de agosto, no ginásio de esportes da A.A. XI de Agosto, clube pelo qual Ana Mendes iniciou na modalidade.

Uma realização da Academia Ana Mendes e a 16ª Delegacia Regional da Federação Paulista de Judô e contou com a presença dos familiares de Ana Mendes: A irmã Ana Cristina Mendes, o irmão Mário Mendes, a mãe Lene Mendes e o pai Mário Mendes Bento.


Presentes na cerimônia de abertura também o Delegado Regional da 16ª Delegacia Regional, Takeshi Yokoti e o Secretário de Esportes e Lazer da cidade de Tatuí, Cassiano Sinisgalli. 


Apresentação de 04 formas de kata simultâneo nas áreas de competição, uma em cada área e o Hino nacional Brasileiro e Hino da cidade de Tatuí executados pela Banda da APAE, Banda da GCM e músicos do Conservatório de Tatuí foram um show à parte neste evento.


Aproximadamente quatrocentos judocas, oriundos das cidades da 10ª Delegacia Regional e também de outras regiões do estado, prestigiaram o evento. A competição foi realizada para as classes mirim à veteranos.

A judoca Ana Mendes


Ana Mendes iniciou o judô em 1988, no clube XI de Agosto, em Tatuí. Desde muito cedo, destacou-se no cenário de competições ganhando muitos títulos.

Na adolescência, realizou um sonho, que era ser aeromoça, quando foi para São Paulo para fazer o curso, passar e começou a trabalhar na TAM.

Pelos compromissos profissionais, viajando pelo Brasil pela TAM, Ana Mendes teve que parar de competir.

Durante suas viagens pelo mundo, Ana começou a ter desmaios e passou por diversos exames e nada foi descoberto. Somente em 2014 descobriram que Ana tinha um câncer no intestino e já tinha metástase. Ana iniciou seu tratamento, porém também retornou aos tatames e voltou a competir na classe veteranos nos campeonatos paulista e brasileiro. E estava treinando para atingir seus objetivos no judô. Sua luta contra a doença e sua perseverança surpreendeu até seus médicos, que inutilmente a proibiam de praticar judô, pois nos planos de Ana estava também o Campeonato Mundial de Veteranos que ocorreria em novembro de 2016, nos Estados Unidos. E foi em 2016 que Ana descobriu que sua doença tinha avançado para os ossos. Ana ficou internada na UTI por um mês, vindo a falecer pouco antes da realização do mundial.

Campanha de prevenção do câncer /Outro marco na realização do Torneio foi a distribuição de lacinhos a todos os participantes com o simbolismo da luta contra o câncer, doença que vitimou Ana Mendes.

Clique aqui e confira a documentação fotográfica do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário