sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Tatuí implanta projeto Floresta Urbana 2017

Avenida das Mangueiras, com 191 árvores, é a via pública escolhida para implantar o projeto.


Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Tatuí iniciou, no dia 24 de julho, a implantação do projeto piloto “Floresta Urbana 2017”, que é uma das diretivas de arborização urbana propostas pelo programa Município Verde Azul com o objetivo de ampliar e preservar os espaços verdes dentro do perímetro urbano.

A Avenida Cônego João Clímaco, mais conhecida como Avenida das Mangueiras, foi a escolhida para a implantação deste projeto devido às suas características: calçadas amplas e várias praças, tornando o lugar agradável para a prática de recreação e caminhadas.

De acordo com um levantamento arbóreo realizado pela equipe da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável do Departamento de Meio Ambiente, foram catalogadas 191 árvores. O engenheiro agrônomo e perito ambiental da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Vicente Alamino de Moura, explica que essas árvores foram plantadas pelo prefeito Dr. Sales Gomes com finalidade medicinal, para combater o Mal de Bócio.

As mesmas existem até hoje e, segundo o Decreto Municipal n° 3.958, de 4 de dezembro de 1997, do ex-prefeito Ademir Borssato, elas são tombadas. Ele diz: “Dispõe sobre o tombamento como Patrimônio Paisagístico, Histórico e Cultural, todas as Mangueiras localizadas na Avenida Cônego João Clímaco, bem como as Tipuanas Tippo, localizadas na Avenida Sales Gomes”.

As espécies arbóreas da avenida são monitoradas pela equipe do Departamento de Meio Ambiente de Tatuí e qualquer intervenção deve ser autorizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (COMDEMA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário