quinta-feira, 8 de junho de 2017

Pesquisa aponta que Tatuí está entre as 30 cidades menos violentas do país

Dados são de 2015 e fazem parte de relatório divulgado pelo Ipea em relação aos homicídios. 

Por G1 Itapetininga e Região

Pesquisa aponta que Tatuí está entre as 30 cidades menos violentas do país

Um levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que Tatuí está entre os 30 municípios menos violentos do país. O cálculo foi feito pelo número de mortes registradas em 2015 com o número de habitantes. Em Tatuí, por exemplo, foram registrados 11 homicídios e duas mortes violentas.

Porém, os moradores afirmam que, mesmo com esse dado, a sensação é de insegurança, já que os casos de roubos e furtos cresceram na cidade. Em 2015, foram registrados 183 roubos. Já em 2016 foram 249 casos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. O número de furtos também aumentou. Passou de 905, em 2015, para 906 no ano passado.

Tatuí está entre as cidades menos violentas do país, aponta Ipea (Foto: Reprodução/TV TEM)

Para o aposentado Francisco Marcos Teles, morar no interior não é sinônimo de tranquilidade e a violência vai além das mortes. “Antes era mais sossegado, mas de uns anos para cá só bandidagem e tem aumentado os crimes”, afirma.

A moradora Carolina Sperandio afirma que não sente tanta segurança na área central. “A praça era mais tranquila quando era mais jovem. Agora não dá para ficar muito tempo. Eu não sinto tanto o aumento dos crimes. Mas percebo uma diferença na cidade e no comportamento das pessoas”, diz.

Como forma de combater o crime, a Polícia Militar de Tatuí diz que vai receber um reforço policial nos próximos dias. “Os crimes de roubo são um fato social e acompanham muitos fatores, não só a polícia. Vários fatores acarretam a criminalidade. Temos feito um patrulhamento preventivo. Infelizmente os roubos aumentaram, os furtos estão estáveis e os de veículos estão em queda. A PM recebeu um reforço de sete policiais militares e até semana que vem mais dois estarão se associando. Vamos aumentar o número de viaturas na rua. Vamos fazer um combate mais eficaz da criminalidade”, afirma o tenente da PM William Tonini Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário