sábado, 18 de março de 2017

O espetáculo "Um Príncipe Chamado Exupéry" ganha prêmio nacional

Cenografia do tatuiano Jaime Pinheiro ficou entre os quatro finalistas.

Willian Sieverdt

No ano de 2010 tive o prazer de ser convidado pela Cia Mútua, de Itajaí, para ser o diretor do espetáculo "Um Príncipe Chamado Exupéry". Um prazeroso exercício, sendo que era a primeira vez que dirigia um espetáculo de outra companhia. Durante a concepção do espetáculo, realizada por mim e pelos atores Mônica Longo e Guilherme Peixoto, conheci a fundo a obra deste destemido aviador, muito além do consagrado "O Pequeno Príncipe". Foi encantador. Foram meses de muito trabalho, excelentes parcerias com profissionais talentosos como Paulo Nazareno Bernardo (melhor construtor de bonecos do mundo), Guilhermo Santiago (ninguém faz trilha sonora para teatro como ele!), Giba De Oliveira (grande iluminador!), Jaime Pinheiro (cenógrafo [tatuiano] de impressionante talento), entre outros artistas de qualidade envolvidos.

O espetáculo alcançou grande sucesso nestes anos, tendo circulado por todo o Brasil em importantes eventos e obtendo grande sucesso de público e da crítica especializada.

Outro ponto forte do processo todo foi a aproximação com a família Exupéry, que se deu em dois momentos: Quando apresentamos o projeto ao Sr. François D"Agay - sobrinho de Antoine e presidente da Succession Antoine de Saint-Exupéry, e quando suas sobrinhas Hélène de Sèze e Isabelle D"Agay vieram da França para assistir o espetáculo em sua temporada de estreia na cidade de Itajaí. A aprovação foi total!

Ontem à noite, na cidade do Rio de Janeiro, "Um Príncipe Chamado Exupéry" teve mais uma conquista: Ganhou o prêmio de "Melhor Espetáculo de Formas Animadas" no 3º Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças. O CBTIJ - Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude - considerou 167 espetáculos apresentados na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2016, premiando 24 categorias. Além do prêmio de melhor espetáculo de formas animadas, Um Príncipe Chamado Exupéry ficou entre os quatro finalistas na categoria "Melhor Cenografia" [com Jaime Pinheiro].

Uma grande conquista! Teatro catarinense ganhando cada vez mais espaço. Quem não viu, fique atento e não perca uma próxima oportunidade de conhecer o talento de Antoine de Saint-Exupéry, sua vida e obra muito além do Pequeno Príncipe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário