quarta-feira, 8 de março de 2017

Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí toca sonatas italianas em concerto de abertura de temporada

Composições dos séculos XVII e XVIII integram o programa "Viaggio Musicale", que será apresentado no dia 31 de março

O concerto de abertura de temporada do Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí traz o programa "Viaggio Musicale", formado por sonatas italianas dos séculos XVII e XVIII. A escola oferece a apresentação gratuita no dia 31 de março, sexta-feira, às 18h, no auditório da Unidade 2 (rua São Bento, 808, em Tatuí). 

A apresentação será conduzida pela coordenadora do Grupo de Performance Histórica, Selma Marino (flauta doce) e por Maria Eugênia Sacco (cravo). De acordo com Selma, o programa representa uma "fantástica viagem pelas sonatas italianas". 

A "jornada" começa com "Canzon Terza - Canto solo e Basso contínuo em nove movimentos". A composição de Girolamo Frescobaldi (1583- 1643) representa o início da sonata, na qual não havia separação entre os andamentos.

O grupo segue com "Sonata VIII. Op V. em Sol menor (original em Mi menor), Preludio (Largo), Allemanda (Allegro), Sarabanda (Largo), Giga (Allegro)", de Arcangelo Corelli (1653- 1713). Ela configura uma "sonata da câmara" e possui movimentos de dança. "Essa sonata foi escrita originalmente para violino e há uma transcrição para flauta doce publicada por J. Walsh, em 1702", observa a coordenadora do grupo.

A terceira obra do concerto é de Francesco Geminiani (1687 - 1762): "Sonata in Mi menor - Adagio/Allegro/Largo/Vivace", que consiste em uma "sonata da chiesa", com quatro movimentos contrastantes (lento-rápido-lento-rápido). Originalmente, a composição é para oboé ou traverso. "Contudo, na época barroca era muito frequente a transcrição de peças de violino, oboé ou traverso para flauta doce", acrescenta Selma. 

O encerramento da apresentação traz "Sonata XII in Fá M - Adagio, Minuetto-Allegro, Gavotta-Allegro, Largo, Ciaccona-Allegro", de Benedetto Marcello (1686- 1739). De acordo com a coordenadora do grupo, a obra descreve a fusão das sonatas da "câmara" e da "chiesa", prática que passou a vigorar a partir de 1700. CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí
Tem por objetivo a interpretação e a divulgação do repertório europeu dos séculos XVI ao XVIII. É formado por professores, alunos bolsistas de nível avançado e conta com a participação de músicos convidados, conforme o programa a ser apresentado. Dentre seus objetivos está o de resgatar e transmitir não apenas a música, mas a própria visão de mundo do Renascimento e do Barroco. Para tal, o Grupo de Performance Histórica almeja a maneira mais aproximada ao ideal sonoro da época, utilizando em suas apresentações réplicas dos instrumentos daqueles períodos. Desse modo, o grupo busca nos tratados e manuais de época os conhecimentos estilísticos para uma prática interpretativa mais próxima da concepção dos compositores.

Selma Marino
Iniciou os estudos musicais em São Paulo, estudando flauta doce com as professoras Cléa Galhano, na Pró-Música - Escola de Arte, e com Terezinha Saghaard, na Escola Municipal de Música. É formada em flauta doce pelo Conservatório de Tatuí, no qual estudou com os professores Bernardo Toledo Piza e William Takahashi. Completando sua formação, recebeu orientação dos flautistas Ricardo Kanji, Bernardo Toledo Piza, David Castelo e Valéria Bittar.
Participou do curso de cravo, baixo contínuo e música de câmara ministrado por Ilton Wjuniski (FR) na Fundação Magda Tagliaferro, em São Paulo; do workshop de dança barroca ministrado por Ricardo Barros (BR/UK) no Conservatório de Tatuí; e do XXIV Festival de Música de Londrina (PR), frequentando cursos de flauta doce e prática de música medieval e renascentista com o professor Pedro Hasselmann Novaes, oficina de ópera barroca ministrada por Marília Vargas (BR/CH). 
Estudou cravo e baixo contínuo no Conservatório de Tatuí com a professora Maria Eugênia Sacco. Participa anualmente de encontros, mostras e eventos de flauta doce. É licenciada em educação artística e pós-graduada em nível de especialização em metodologia do ensino da música. Atualmente está cursando especialização em música de câmara. 
É flautista e coordenadora do Grupo de Performance Histórica, professora de flauta doce, música de câmara e prática de música em conjunto no Conservatório de Tatuí e tutora presencial do curso de educação musical - EAD da UFSCar.

Maria Eugênia Sacco
Bacharela em cravo pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e graduada em nível universitário pelos exames internacionais do Trinity College London. Em Amsterdã, Holanda, fez curso de aperfeiçoamento com Anneke Uittenbosch no Conservatorium Sweelinck (1994-1995) e na Academie voor Oude Muziek (1995-1996), com Patrick Ayrton.
Foi convidada pelo cravista Ilton Wjuniski a participar de seus cursos na Académie Musicale de Villecroze - França (estágio de cravo em 2001 e atelier de musicologia em 2003) e no Conservatorio Superior de Salamanca - Espanha ("curso de musica para teclas de los siglos XVI y XVII", em 2001).
No período de 2000 a 2003 foi assistente do professor Ilton Wjuniski na Fundação Magda Tagliaferro, em São Paulo, no projeto pedagógico apoiado pela Fundação Vitae. Nesse período, foi orientada pelo professor Ilton Wjuniski nos estudos de cravo, baixo contínuo e música de câmara barroca.
Em 2006, teve a oportunidade de tocar como continuísta na montagem da ópera "L'Orfeo", de Claudio Monteverdi, sob a regência da maestrina Mara Campos, no Theatro Municipal de São Paulo.
É professora de cravo, baixo contínuo e música de câmara, no Conservatório de Tatuí, e de cravo e baixo contínuo na Fundação Magda Tagliaferro. Integra os grupos Lira D' Orfeo, Duo Auleum, Raro Tempero e Duetto.

Apoio Cultural - Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop - Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.

Fotos: disponíveis em https://goo.gl/01Bysq
Créditos: Arquivo/Conservatório de Tatuí

SERVIÇO
Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí
Selma Marino, coordenação
Data: 31 de março de 2017 - sexta-feira
Horário: 18h00
Local: Auditório da Unidade 2 - Rua São Bento, 808 - Tatuí
Entrada franca. Informações: (15) 3205-8444  
CONSERVATÓRIO DE TATUÍ






Nenhum comentário:

Postar um comentário