quarta-feira, 22 de março de 2017

Alunos do ensino fundamental municipal terão acompanhamento oftalmológico

As escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Tatuí estão participando do projeto Tatuí Olhando para o Futuro, que oferece acompanhamento oftalmológico para os alunos do 1º ao 9º ano.

Os estudantes recebem, dentro da própria escola, em uma sala equipada com todos os aparelhos necessários para diagnosticar, a visita da professora Ana Paula da Cunha de Miranda, que faz uma triagem e identifica os casos que necessitam de encaminhamento para o oftalmologista. Após a coleta das informações, os alunos são agendados para passar por uma consulta médica no Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEMEM) com o oftalmologista Jorge Mendoza. De acordo com os coordenadores do projeto, são atendidas em média 20 crianças por encaminhamento. “Esse projeto é importante, pois o diagnóstico precoce possibilita um resultado mais eficaz e também diminui a fila de espera nos atendimentos dos postos de saúde. No procedimento normal, a criança teria que passar primeiro por um pediatra para que depois fosse encaminhada ao oftalmologista”, ressalta a professora Ana Paula.

Segundo a coordenação do programa apenas 13% do total de alunos atendidos possuem algum tipo de deficiência ou dificuldade visual. Os resultados são visíveis dentro e fora da sala de aula. É possível observar uma melhora de 100% no rendimento escolar dos alunos que começaram a utilizar óculos. Além disso, eles passam a se sentir mais seguros no convívio social e no relacionamento com colegas e professores. “Uma ação aparentemente simples, mas que melhora de verdade a qualidade de vida dos nossos estudantes”, conclui Ana Paula. Ela esclarece que, em média, serão atendidos, por ano, 10 mil estudantes das zonas urbana e rural. 

Tatuí é a única cidade da região que possui um projeto como este dentro das escolas da rede municipal de ensino. Trata-se de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde, que foi implantada durante a gestão do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário