quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Conservatório de Tatuí realiza formatura de cordas dedilhadas históricas

Ivan Roberto de Oliveira Júnior é o primeiro aluno a concluir o curso na instituição, pela área de performance histórica



O instrumentista Ivan Roberto de Oliveira Júnior, aluno do Conservatório de Tatuí apresenta-se no próximo dia 6 de dezembro (terça-feira), a partir das 18h, em recital de conclusão de curso na área de performance histórica. Ele é o primeiro aluno do Conservatório de Tatuí a concluir a disciplina de cordas dedilhadas históricas, que abrange os instrumentos de alaúde, guitarra barroca e teorba. O recital é gratuito, no Salão da Unidade III (à rua São Bento, 412), sob orientação de Dagma Eid e coordenação de Débora Ribeiro.

Para a apresentação, foram selecionadas obras de Francesca Da Milano, Luis de Narváez, John Dowland, Robert de Visée, Gaspar Sanz e Giovanni Girolamo Kapsberger. Em duo com Ananda Roda (ao lado de que integra o Willow Duo), Ivan apresenta também duas composições de compositor anônimo.

Conforme a professora Dagma Eid, a conclusão de curso demonstra o interesse pessoal do aluno. “O curso de cordas dedilhadas históricas conta apenas com o alaúde, instrumento disponibilizado pela escola. No entanto, o Ivan se dedicou muito ao curso, que inicialmente seria apenas complementar, e tornou o repertório de música antiga o foco de seu estudo. Adquiriu outros instrumentos apresenta-se no recital com três instrumentos da família (alaúde, guitarra barroca e teorba), abrangendo o repertório de música renascentista e barroca”, afirma ela. “Os alunos de luteria estão construindo mais um instrumento que vai ficar para a escola – uma guitarra barroca. Ela irá ajudar muito a ampliar as possibilidades de interpretação da música do século XVIl”, destacou a professora.

A área de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí conta atualmente com os cursos de flauta doce, cravo, baixo contínuo, cordas dedilhadas históricas, violino barroco, viola barroca, viola da gamba, violoncelo barroco e fortepiano, sendo este último, o único curso oferecido no Brasil. Os alunos são admitidos após a aprovação em teste realizado por uma banca especializada, sempre no início de cada semestre ou a qualquer tempo, quando houver vagas. A duração é de 12 semestres, exceção à flauta doce, que além de opcional, são dois semestres.

Além das disciplinas comuns a todos os cursos, a área de Performance Histórica oferece as disciplinas de Música de Câmara, Baixo Contínuo e Prática de Conjunto.

A área conta também com o Grupo de Performance Histórica, Ensemble de Performance Histórica e Ensemble de Performance Histórica Jovem, que vêm desenvolvendo importante trabalho de interpretação historicamente orientada.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Recital de Cordas Dedilhadas Históricas
Ivan Roberto de OIiveira Júnior, alaúde, guitarra barroca e teorba
Quando: 6 de dezembro de 2016 – Terça-feira
Horário: 18h00
Local: Salão da Unidade III – Rua São Bento, 412
Informações: (15) 3205-8444 ou www.conservatoriodetatui.org.brGrátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário