terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Conservatório de Tatuí abre 370 novas vagas para o 1º semestre de 2017

Inscrições poderão ser feitas de 4 a 20 de janeiro, com novidades no sistema de seleção


O Conservatório de Tatuí abre em janeiro inscrições para 370 novas vagas em 46 cursos de música, luteria e artes cênicas. Há vagas para crianças a partir dos quatro anos de idade. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 4 até as 18h do dia 20 de janeiro no site conservatoriodetatui.org.br/vagas. A partir do próximo ano, o processo seletivo para novos alunos trará novidades.

A área de artes cênicas oferece vagas para os cursos de teatro juvenil (25), teatro adulto (25), aperfeiçoamento (15) e cenografia (25).

A área de Educação Musical oferece vagas para musicalização infantil 1 para crianças de 4 anos (24 vagas para o período da manhã e 24 para o período da tarde); musicalização infantil 2 para crianças de 5 anos (12 vagas para o período da manhã e 12 vagas para o período da tarde); iniciação musical 1 para crianças de 6 anos (15 vagas para o período da manhã e 15 vagas para o período da tarde) e musicografia braille (6 vagas).

Para as seguintes áreas são oferecidas vagas para candidatos com e sem conhecimento musical. Na área de cordas sinfônicas e luteria são oferecidas vagas para viola (5), violoncelo (11), contrabaixo acústico (10) e luteria (10). Em sopros – madeiras, as vagas disponíveis são para flauta transversal (3), clarinete (5) e fagote (5). Em sopros – metais, as vagas são para trompa (14), trompete (1), trombone (4), eufônio (2) e tuba (1). Em percussão sinfônica, são 3 vagas. Para piano clássico são 18 vagas e, para harpa, uma somente para candidatos sem conhecimento. Para canto lírico são 2 vagas. Em performance histórica, há vagas para flauta doce (5 para candidatos sem conhecimento); cravo (3); violino/viola barroca e cordas dedilhadas históricas (1 para candidatos com conhecimento). Em violão clássico são 10 vagas disponíveis.

Para os cursos das áreas de Música Popular/Jazz e Choro, são oferecidas vagas apenas para candidatos que já tenham conhecimento musical. Em MPB/Jazz, há duas vagas para cada um dos cursos oferecidos: contrabaixo elétrico e acústico, violão, guitarra, piano, canto, clarinete, saxofone, trompete, trombone, bateria e percussão.

Para a área de choro, é oferecida uma vaga para o curso de bandolim e uma para o de percussão.
Na área de Fundamentos de Regências, são 15 vagas para Banda Sinfônica e 15 para Coral.

Inscrições
Interessados poderão realizar inscrições no período de 4 até as 18h do dia 20 de janeiro de 2017 pela internet, no site conservatoriodetatui.org.br/vagasPara se inscrever é necessário ler atentamente o regulamento e, em seguida, preencher a ficha de inscrição. Ao término do preenchimento, o sistema emitirá um boleto bancário referente ao pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00. A inscrição somente será validada após a confirmação do pagamento de boleto bancário.
O candidato somente poderá se inscrever para um único curso. Em caso de candidatos estrangeiros, poderão ser submetidos a uma prova de português, como parte do processo de seleção e devem estar com a situação legal em ordem, apresentando o visto de estudante em caso de aprovação na seleção.

Seleção – Cursos de Música
O processo de seleção traz novidades a partir de 2017. A partir de agora, o teste auditivo deixa de ser aplicado e os candidatos com conhecimento musical serão avaliados via vídeo na primeira fase. A idade mínima para cada curso é variada e consta no regulamento para novos alunos, no site do Conservatório de Tatuí.

Nos cursos de música, candidatos sem conhecimento musical que concorrem à vaga nos cursos de música, serão submetidos exclusivamente a uma entrevista presencial frente a uma banca. Esta banca poderá pedir ao candidato para realizar algumas atividades e exercícios musicais simples com a finalidade de auferir sua percepção auditiva, memória música e coordenação motora básica. Os candidatos aprovados nesta fase poderão efetuar matrícula.

Já os candidatos com conhecimento musical serão submetidos a duas fases eliminatórias. Na primeira fase, todo candidato que tiver algum conhecimento musical deverá gravar um vídeo e disponibilizá-lo no canal “Youtube” com a finalidade de ser posteriormente analisado (www.youtube.com). O link do Youtube referente ao vídeo deverá constar, obrigatoriamente, na ficha de inscrição.

O vídeo deverá ter no máximo cinco minutos de duração, conter a gravação e se restringir ao repertório especificado para o curso pretendido (o repertório consta no regulamento de novas vagas, no site do Conservatório de Tatuí), ser realizado com a câmera parada e focalizando o corpo inteiro do candidato (não serão admitidas quaisquer edições do vídeo). O vídeo deverá ser mantido disponível público no Youtube até o dia 6 de março de 2017 para eventuais consultas.

A partir do dia 31 de janeiro de 2017 a lista dos candidatos aprovados na primeira fase será divulgada no site do Conservatório e no mural da secretaria escolar. Na lista constarão os nomes, dias, horários e local dos testes práticos da segunda fase. A segunda fase será presencial e consistirá de uma avaliação de performance tocando o instrumento escolhido pelo candidato, ou cantando, caso ele tenha optado pelo curso de canto. Junto a esta avaliação o candidato também será submetido a uma entrevista.

Seleção – Cursos de Luteria, Regência de Banda e Regência Coral
Os candidatos inscritos nos cursos de luteria, regência de banda e regência coral não necessitam enviar vídeo para avaliação, pois serão submetidos a uma única fase de seleção, sendo que as datas das provas e entrevistas serão divulgadas no site do Conservatório, a partir de 31 de janeiro.
No curso de regência de banda e regência coral, os candidatos maiores de 18 anos farão testes escritos. Já no curso de luteria, os candidatos maiores de 16 anos farão um teste prático (construção de um cubo), teste auditivo e entrevista.

Seleção – Educação Musical (Iniciação Musical, Musicalização Infantil e Braille)
Os cursos de musicalização infantil e iniciação musical (para crianças de 4 a 6 anos completos até o dia 30 de abril) têm vagas preenchidas mediante sorteio aberto ao público. O sorteio realizar-se-á em dia e horário estabelecido pelo Conservatório de Tatuí no Setor de Educação Musical do Conservatório de Tatuí. A data do sorteio será divulgado no site, a partir de 31 de janeiro.
O curso de musicografia braille terá vagas preenchidas por meio de entrevistas, cujas datas serão divulgadas a partir do dia 31 de janeiro de 2017.

Seleção – Artes Cênicas e Cenografia
A lista com os nomes, dias, horários e local dos testes, serão divulgados no site do Conservatório e no mural da secretaria escolar, a partir do dia 31 de janeiro de 2017.
Para o curso de teatro juvenil, a idade mínima é de 13 anos e, no teatro adulto, 16. O curso de aperfeiçoamento recebe candidatos com idades a partir de 18 anos. O teste conterá leitura, escrita, expressão corporal/vocal e interpretação, sendo dividido em três etapas: 1 – teste escrito, 2 – leitura à primeira vistam 3 – jogos teatrais. Para o curso de aperfeiçoamento, todos os candidatos devem ter experiência com artes cênicas e ter concluído o ensino médio, e passarão por entrevista.
Para o curso de cenografia, a idade mínima é de 16 anos e a seleção ocorre via entrevista.

Matrículas – Os candidatos aprovados serão convocados a efetuarem a matrícula perante a secretaria escolar do Conservatório, munidos de documentos pessoais.
Os cursos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí são gratuitos. Caso a quantidade de candidatos aprovados seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão de lista de espera, obedecendo à ordem classificatória da seleção. Os candidatos da lista de espera serão chamados nos casos de evasão de alunos durante o primeiro bimestre do primeiro semestre letivo, a critério da Assessoria Pedagógica do Conservatório de Tatuí.

No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí recebe apoio cultural da Coop e CCR SPVias.


SERVIÇO
Inscrições para novos alunos – 1º semestre 2017
Quando: 4 a 20 de janeiro de 2017
Taxa de Inscrição: R$ 60,00
Como se inscrever: conservatoriodetatui.org.br/vagas
Informações: secretaria@conservatoriodetatui.org.br ou (15) 3205-8443/8447/8448 ou pessoalmente na secretaria escolar, localizada à rua São Bento, 808, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de 2ª a 6ª feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário