segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Tatuí inicia hoje campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos

Primeira etapa da vacinação acontece em 28 bairros da zona rural 

Tatuí inicia hoje a edição 2014 da Campanha da Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos. A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Zoonoses, será iniciada na zona rural alcançando 28 bairros. 

A vacinação terá inicio no Bairro Barreiro Rico, passando depois pelo Guarapó de Baixo, Caaguaçu, Lagoa Vermelha, Rio das Pedras, Guarapó dos Andrés, Fragas, Turvo, Fazenda Shigueno, Moinho Velho, Pederneiras, Portal das Nogueiras, Bairro Enxovia, Enxovia de cima, Jurumirim, Santa Adelaide, Tanquinho, Novo Horizonte, Água Branca, Jardim Gramado, Queimador, Campinho, Congonhal, Mirandas, Oliveiras, Guaxingu, Boa Vista e Americana. 

Diferente da zona urbana, onde a campanha é realizada em postos fixos, a vacinação na zona rural é realizada de residência em residência, visando atingir o maior número possível de animais destas áreas. “Esse procedimento tem como meta ajudar a população que muitas vezes tem dificuldade de trazer o animal até o centro da cidade para poder vaciná-los”, explica Evaldo Campos, veterinário do setor de Zoonoses.

A expectativa é que o trabalho seja realizado no prazo máximo de três meses, porém pode haver ampliação do prazo devido aos fatores climáticos. “O cronograma das visitas pode ser ampliado já que esta é uma época do ano de muitas chuvas. Isso pode causar modificações no trabalho, dificultando o acesso a algumas áreas. Por isso não há dia especifico para a realização das visitas”, explica a secretária municipal de Saúde, Cecília Oliveira França. 

A raiva é uma doença transmissível tanto de animal para animal, quanto de animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados.

A meta para este ano é superar o saldo obtido em 2013 quando 20.274 animais entre cães e gatos foram imunizados. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone (15) 3305-8855. - Comunicação Tatuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário