quarta-feira, 24 de abril de 2013

Vicente Menezes e Barusso participam de audiência pública sobre saúde em SP

Tatuí teve participação efetiva na Audiência Pública sobre saúde, realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo, no último dia 18 de abril. O vice-prefeito e secretário de Governo, Segurança Pública e Transportes, Vicente Menezes, e o secretário de Saúde, José Luiz Barusso, foram os representantes do município. Eles acompanharam uma exposição técnica comandada pelo próprio Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que fez um balanço de programas, convênios e ações estratégicas desenvolvidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Cerca de mil pessoas entre deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e gestores municipais de saúde estiveram presentes ao evento.

O ministro anunciou investimentos de R$ 448 milhões para o estado de São Paulo, entre os anos de 2013 e 2014, através do programa de melhoria de acesso e da qualidade da atenção básica. Mais de R$ 220 milhões serão destinados exclusivamente às prefeituras para investimento em equipes de atendimento médico, em especial às vinculadas ao Programa Saúde da Família. Mas, os valores podem até mesmo dobrar de acordo com a qualidade do serviço prestado que será monitorado pelo próprio Ministério. É o quê, aliás, vem acontecendo em Tatuí, após a criação este ano de duas novas equipes de PSF.

Padilha também falou de novos investimentos específicos para Tatuí. “Assumimos um desafio que nenhum outro país, com mais de 100 milhões de habitantes, conseguiu: construir uma saúde pública universal e gratuita pra toda população. Para Tatuí, vamos levar mais ambulâncias do Samu, unidades de saúde bucal, através do Programa Brasil Sorridente, além de outros projetos específicos”, explicou.

Vicente Menezes foi o encarregado de protocolar junto ao ministro as demandas do município. “As principais propostas do nosso plano de governo para saúde estão hoje formalizadas. Certamente, teremos apoio e respaldo do governo federal para implantar a UTI neonatal e infantil, o centro de hemodiálise e posto avançado de oncologia”, comentou. Barusso tratou ainda de investimentos para revitalização das unidades já existentes. “Nós já entramos com o pleito para reforma do posto de saúde Aniz Boneder, e também pedimos recursos para modernização e ampliação do laboratório regional, além do centro de especialidades médicas e da construção de novos postos de saúde”, enumerou.

Os deputados estaduais Hamilton Pereira e Edinho Silva, presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), também participaram do encontro e se comprometeram a auxiliar o município. “Nosso compromisso é fazer de Tatuí, que é uma cidade importante do estado de São Paulo, uma cidade que é referencia cultural, um município que cresça cada vez mais, que seja economicamente desenvolvido e que tenha cada vez mais qualidade de vida para sua população”, comentou Edinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário