sexta-feira, 19 de abril de 2013

Série Jovens Solistas reúne 60 pianistas em apresentação

Recitais gratuitos serão apresentados na quinta, 25, no Salão Villa-Lobos

O Conservatório de Tatuí promove na próxima quinta-feira, 25, recitais da Série Jovens Solistas da Área de Piano. Ao todo, 60 estudantes apresentam-se no Salão Villa-Lobos, à rua São Bento, 415, com entrada franca, nos horários das 9h, 11h, 14h, 16h e 19h.

Com coordenação de Cristiane Bloes, os estudantes, que frequentam diferentes níveis do curso, apresentam repertório diversificado e com obras de vários períodos da história da literatura pianística. A série de apresentações – que acontece ao longo de um dia inteiro – teve início em 2012 e tem como objetivo principal proporcionar aos alunos a experiência de poder atuar como artistas. “Eles colocam em prática todo o processo de estruturação da performance musical que vem sendo desenvolvido em sala de aula”, diz a coordenadora Cristiane Bloes. “Embora pareça ser um acontecimento altamente individual, a execução musical é uma forma de se comunicar com as pessoas. É ter o prazer de dividir a música com outras pessoas. E aquele pianista, que remete à figura de um ser tão solitário, transforma-se, durante sua atuação, num grande comunicador.”

Ao longo do dia serão apresentadas as mais variadas obras, de diversos compositores. Os recitais têm supervisão dos professores Ana Maria Teixeira, Carlos Roberto Moraes, Cristiane Bloes, Deborah Melissa Kerber, Eliana Wagner, Fanny de Souza Lima, Ingrid Lisboa, Lúcia Elisabeth Pavanelli Galvão, Luis Carlos Morales Sanches, Marina Camargo, Marisa Gurgel, Míriam Braga e Zoraide Mazzulli Nunes.

O curso de piano foi um dos primeiros a serem instituídos no Conservatório de Tatuí, já no ano de 1954. Grandes pianistas atuantes no cenário musical nacional e internacional construíram suas carreiras com base no ensino de excelência proporcionado na instituição. Nesse sentido, diversas pesquisas indicam que os alunos de piano dessa instituição têm obtido importantes premiações nos principais concursos nacionais, sem deixar de citar a grande relação com a área acadêmica com o frequente ingresso nas principais Universidades Estaduais e Federais do país. O curso de piano regular tem duração de 18 semestres, com outros quatro semestres de aperfeiçoamento (opcionais). O curso de aperfeiçoamento é concluído com um recital e um Trabalho de Conclusão de Curso (em forma de artigo, ensaio ou monografia com tema relacionado à atividade pianística).

Nenhum comentário:

Postar um comentário