quinta-feira, 25 de abril de 2013

Rádio Cultura FM transmitirá concertos do Conservatório de Tatuí

MÚSICA - Parceria foi oficializada na tarde desta terça-feira, 23, com duas emissoras da região - A Fundação Padre Anchieta, por meio da Rádio Cultura FM, passará a transmitir concertos do Conservatório de Tatuí na Capital e em diferentes pontos do Estado de São Paulo. A parceria foi oficializada na tarde de terça-feira, 23, na sede do Conservatório de Tatuí, com a presença de representantes da emissora paulistana e emissoras da região.

A cerimônia contou com a presença do diretor executivo do Conservatório de Tatuí Henrique Autran Dourado; do diretor da Rádio Cultura FM Alexandre Tandella, do analista de captação da Rádio Cultura Fábio Borba; além da presidente da Rádio Yper de Iperó Patrícia Teixeira Leite; do diretor da rádio Ideal de Boituva Henderson Barbosa; e do representante da 107,3 FM Marcos Cosenza.

A partir da parceria, a Rádio Cultural FM de São Paulo (103,3 FM) disponibilizará toda programação musical às emissoras da região. “Duas emissoras – a Yper FM de Iperó e a Ideal FM de Boituva – já passam a receber o conteúdo da Fundação Padre Anchieta. Com a 107,3 FM, de Tatuí, que é uma emissora que já divulga as ações do Conservatório, a parceria está em andamento. Oferecemos material de qualidade e principalmente música clássica, numa parceria importante com o Conservatório de Tatuí. Queremos aproximar a população do conteúdo clássico”, ressaltou Fábio Borba, da Rádio Cultura.


Para o diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Henrique Autran Dourado, a cerimônia de oficialização de parcerias foi um acordo histórico. “Os concertos serão irradiados para São Paulo, Tatuí, Iperó e Boituva. A programação do Conservatório de Tatuí deverá contemplar centenas de milhares de pessoas, difundindo a sua música pelo interior e mesmo a Capital. Em contrapartida, as rádios poderão retransmitir programas de excelente nível da Rádio Cultura”, disse ele. “É uma inovação no sentido de oferecer boa música para rádios do interior e principalmente os concertos do Conservatório de Tatuí. Todos – ouvintes, músicos e emissoras – só têm a ganhar: podemos mostrar que música clássica não é um bicho-papão. Vamos atingir pessoas que, certamente, nunca entraram neste teatro, vamos formar público em um processo multiplicador.”

O diretor da rádio Cultura, Alexandre Tandella, destacou a parceria e enfatizou que a Cultura FM é a “única rádio de música clássica no Brasil”. “Estou feliz por estarmos falando de música clássica em uma parceria inédita. Atuamos há 35 anos e a data de hoje ficará marcada. Queremos, no ano que vem, ao celebrarmos o primeiro ano de nossa parceria, transmitir um concerto ao vivo em pool com todas as outras emissoras”, afirmou.

Com dezenas de grupos pedagógico-artísticos e pedagógicos, o Conservatório de Tatuí é uma das mais ativas instituições culturais do Estado de São Paulo. Ao mês, são realizados cerca de 20 recitais e concertos, além de eventos de destaque internacional. “A transmissão desses eventos é um reconhecimento ao trabalho de todos os professores e alunos da instituição”, destacou Dourado.

A Rádio Cultura FM começou a operar em 1971, transmitindo a mesma programação da Rádio Cultura AM. A partir de 11 de julho de 1977, passou a transmitir uma programação própria, já totalmente segmentada para a difusão de repertório erudito. Em 1982, a emissora foi autorizada a operar em classe especial, na frequência 103,3 MHz, e em 1990 iniciou suas transmissões em Ondas Curtas.

Ao longo dos anos, a Rádio Cultura FM tem se apresentado como a mais representativa emissora de música clássica no Brasil, e uma das únicas em todo o mundo: mais de 90% de sua programação é voltada para esse gênero musical, em seus vários estilos e épocas, com destaque também para intérpretes brasileiros, música instrumental brasileira e lançamentos fonográficos nacionais e internacionais. Além de transmitir uma seleção musical de primeira qualidade, a Cultura FM produz uma programação informativa, que pretende oferecer a seus ouvintes uma escuta diferenciada, de alto repertório e de caráter educativo. Essa programação contempla também a diversidade musical, ampliando cada vez mais as fronteiras próximas da música erudita. Nesse segmento estão presentes os mais representativos expoentes das tendências musicais, incluindo concertos de jazz e blues, música experimental, world music, new age e também de música de cinema.

A primeira transmissão ainda não foi agendada mas de acordo com os representantes da emissora, testes-pilotos deverão ser realizados em breve com o material já gravado pelos grupos do Conservatório de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário