sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ministro da Saúde recebe petição pedindo fim da matança em CCZs

Vereador de Tatuí propõe Postos Veterinários como solução para controle populacional de animais


Foto: Padilha e Franson, na ALESP (Divulgação)

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu em mãos na última quinta-feira 18 uma petição contra o extermínio de animais nos Centros de Controle de Zoonoses (CCZs) em todo o Brasil, que pede políticas públicas éticas e eficientes para a questão do controle populacional de cães e gatos. O documento foi entregue pelo vereador José Franson (PT), de Tatuí, durante a Audiência Pública da Saúde, ocorrida na Assembléia Legislativa de São Paulo, com a presença de centenas de prefeitos, vereadores, secretários de saúde, deputados estaduais e federais.

A petição virtual foi lançada semanas atrás pelo vereador Franson e pela ONG Olhar Animal, e reuniu até o momento cerca de 19 mil assinaturas. O vereador diz que as políticas públicas nesta área são anacrônicas, pois ainda apontam para o extermínio como solução, contrariando inclusive diretrizes da Organização Mundial de Saúde, que desaconselham a matança. "Cerca de 38 animais são assassinados por minuto no país, pelas prefeituras", diz ele. O presidente da ONG, Maurício Varallo, afirma que o documento do Ministério da Saúde, que dá diretrizes para a construção de CCZs, está conceitualmente ultrapassado, fazendo menção até a câmaras de gás para o extermínio de cães e gatos". Diz ainda que "não há métodos éticos de extermínio, o extermínio em si é imoral. Ético é esterilizar".

O vereador Franson entregou ao Ministro também sua proposta para a solução da questão da superpopulação de animais: a implantação, em todo o país, do Projeto Postos Veterinários de Proteção aos Animais. Solicitou ao Ministro que envie um assessor a Tatuí, para acompanhar a implantação do projeto comandada pelo prefeito José Manoel Correa Coelho.

A petição virtual está disponível em http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N33864 e ainda aberta a assinaturas. O Projeto Postos Veterinários de Proteção aos Animais pode ser acessado em http://www.postosveterinarios.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário